Inspirações do mês Papelaria

Inspirações do mês: Metas de 2018

03 de Fevereiro de 2018

Olá pessoal! Hoje eu venho com mais um post amorzinho do projeto Inspirações do mês!

Como vocês sabem todo mês nós trazemos um tema diferente para conversar com vocês e para o mês de janeiro não poderia ser diferente, o tema é Metas de 2018. Eu simplesmente adoro conversar sobre isso porque amo fazer listas e escrever minhas metas, meus objetivos pessoais e profissionais, e nesse post vou compartilhar um pouquinho disso tudo com vocês!

Após ler esse post não se esqueçam de visitar o blog das lindas: Aione (Minha Vida Literária), Paola (Livros e Fuxicos), Rapha (Equalize da Leitura), Bárbara (Segredos entre Amigas), Tamirez (Resenhando Sonhos) e nossa nova integrante do projeto Thaís (Pronome Interrogativo).

Obviamente, vou aproveitar a oportunidade pra mostrar pra vocês como estou organizando as minhas metas e atividades (anuais, mensais e semanais) no meu novo planner. Vocês sabem que eu amo artigos de papelaria e já devem ter visto pelas redes sociais e nesse vídeo aqui do canal que eu escolhi o planner da Paperview para usar em 2018. 

Muita gente pediu um vídeo sobre como eu estou utilizando e decorando o planner, mas como eu ainda não tive tempo pra gravar, vou aproveitar pra mostrar aqui nesse post. Assim vocês já tem um gostinho de como ele está ficando!

O ano de 2017 foi muito maravilhoso, cheio de lindas conquistas, mas ao mesmo tempo MUITO corrido e refletindo sobre isso, eu defini para este ano apenas 3 frases/objetivos gerais que são coisas que quero manter em mente o ano todo:

  1. Faça o essencial, mas faça!
  2. Ação = Motivação = Ação
  3. Simplifique!

Agora deixe-me explicar! rs.

O primeiro objetivo é fazer nem que seja somente o essencial, mas não deixar de fazer o que tem que ser feito. Sabe aqueles dias em que a gente não tá com cabeça pra nada? É exatamente nesse momento que eu penso: “Respira Juliana, faz o essencial! Sem stress, mas pelo menos o essencial, a prioridade do dia, depois você relaxa!”

O segundo é quase um mantra pra não me deixar esquecer que não é a motivação que gera a ação, e sim o contrário! Não adianta ficar sentada esperando a motivação/inspiração chegar pra fazer as coisas! E somente quando você faz algo, coloca algo em prática, é que você se sente motivado pra fazer mais! Ação gera motivação que gera mais ação, e assim por diante…

E o último é um conceito muito abrangente que resolvi abraçar esse ano, se possível em todas as áreas da vida. Simplificar a vida! Estou literalmente me desapegando de coisas que me trazem dor de cabeça, que entulham e complicam a vida, que deixam as coisas mais difíceis e estressantes.

É claro que além desses objetivos gerais, que tem mais a ver com estilo de vida, também tenho objetivos pessoais e profissionais que são coisas que pretendo alcançar esse ano! E para conseguir alcançar essas metas estou anotando e planejando tudo no planner, como vocês vão ver!

Essa página acima é a visão geral do mês onde eu coloco (com post-its pra poder trocar de lugar se precisar) todos os vídeos que planejo publicar durante o mês. Na verdade quando eu coloco os post-its aí significa que os vídeos já estão ao menos gravados, ou seja, garantidos rs. Antes de escrever os vídeos nos post-its eu faço uma lista em um caderno (que uso para listas, rascunhos, roteiros, etc.) e vou riscando os vídeos conforme vou gravando, só depois de gravar passo pro planner. Ou seja, antecedência é tudo minha gente! #Jufocadaem2018 rs

Nessa parte que fica embaixo da visão geral, eu coloco as atividades (coisas que tenho que fazer: marcar médico, limpar estante, vacinar a Amora) e os objetivos (coisas que gostaria de fazer: começar um journal, estudar francês) e na lateral, nesses hexágonos, eu escrevo alguns objetivos gerais, por exemplo: menos whatsapp, mais tranquilidade; menos stress, mais relax.

E aí eu vou organizando as semanas tentando encaixar essas atividades do mês e outras que são mais rotineiras (ir pra academia, fazer aula de francês, compromissos de médico ou outros, gravar e editar vídeos, escrever post, fotografar, ler…)

Já usei o planner o mês de janeiro inteirinho e posso garantir pra vocês que fez muita diferença na minha rotina. Acho que hoje em dia eu não conseguiria me organizar sem um planner (ou agenda, bullet journal), seja ele qual for, porque tenho uma extrema necessidade de anotar e conferir as tarefas. Morro de medo de esquecer as coisas, rs.

Tem um vídeo lá no canal onde conto as metas literárias que defini para 2018, e esse caderninho (acima) está me ajudando a controlar isso. Esse caderno já vem com o planner da Paperview e eu guardo ele em um bolsinho dentro do próprio planner, assim fica tudo junto e fácil de manusear.

Na verdade você pode usar esse caderno pra qualquer coisa que quiser, mas eu deixei ele somente para as leituras porque assim tenho espaço pra rabiscar, criar a minha TBR (meta de livros pra ler) e ir anotando os livros lidos de cada mês e os projetos de leitura conjunta que estou participando.

O planner também tem um espaço especial lá no finalzinho pra gente fazer uma lista (com 50 itens) e eu decidi fazer uma lista das coisas que quero fazer em 2018. Esses são objetivos bem específicos como fazer uma viagem de moto, fazer uma tatuagem (a minha primeira, será que terei coragem?), permanecer na academia o ano todo, ler 80 livros, etc. Não que eu não possa furar né? São apenas coisas que eu gostaria de realizar no ano e que vou me esforçar na medida do possível pra conseguir, mas sem grilo, sem stress! Se eu realizar metade já vai ser lindo! 

Como vocês puderam perceber, eu tento manter todas as metas anotadas em um só lugar, assim não piro!

Pode parecer muita coisa, mas a vida da gente é uma loucura né? Temos as obrigações de trabalho, as tarefas rotineiras, cuidar de si mesma, da casa, do pet, cuidar da saúde física e mental, tem também as realizações que queremos pra vida pessoal e profissional, os sonhos maiores e a longo prazo (mas que já temos que começar a engatinhar atrás deles né?) então realmente a vida não CABE em um planner e eu não seria louca de tentar fazer caber! rs.

Então o que eu gostaria de deixar como mensagem pra vocês é: anote suas metas, faça listas, planeje, mas não se deixe levar pelo stress de querer agarrar o mundo de uma vez. A gente nunca sabe o dia de amanhã, e nem sabe se vai chegar lá, então seja feliz no caminho! A trajetória também é divertida! 

Beijos,

Ju

já viu os relacionados?

Deixe seu comentário

Comente com o WordPress

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Vanessa Fevereiro 8, 2018

    Que post maravilhoso Ju
    Seu planner ficou lindo, tudo tão bem decorado e caprichado 😍
    Ansiosa pelo vídeo com mais detalhes

  • Pamela Fevereiro 8, 2018

    Ju seu canal e blog com certeza são inspirações pra mim. Acho lindos esses seus artigos de papelaria e aprendo muito com suas dicas de organização também. Faço minhas listas em um caderno velhinho, mas tá valendo! Beijos e sucesso!

  • Karol Gonçalves Fevereiro 6, 2018

    Ju, que primor! Você é uma grande inspiração pra mim. Amo tudo assim arrumadinho e me sinto muito bem vendo seus conteúdos. Que planner lindo!!! Obrigada pelo seu trabalho <3

  • Marcela Costa Fevereiro 5, 2018

    Ju amei o jeito que você organiza seu planner , você poderia fazer um vídeo pro youtube mostrando você organizando <3

  • Ana Paula Fevereiro 4, 2018

    Que post lindo Ju 😍
    Quero comprar uns itens de papelaria para deixar os dias ainda mas colorido
    Esse ano vou tentar me planejar melhor
    2017 a semana era muito corrida,tinha dias que tinha psicóloga,consulta de pré natal e ainda tinha que cuidar dos serviços de casa
    Agora com o meu bebê chegando tudo vai mudar

  • Carol Fevereiro 3, 2018

    Que delícia ver tudo tão arrumadinho, bonito e organizado! Você nasceu para a coisa, Ju.
    Então, eu gosto de anotar algumas também, principalmente a respeito dos livros que quero ler, lidos e projetos (que são inúmeros – eu realmente FUNCIONO nesta modalidade!). Mas, nossa… estou há anos luz de você. Nada que não possa ser trabalhado, talvez uma meta 2018 tenha surgido aqui à partir de seu post. hahahaha
    Meu marido é o maluco das listas. Ele é todo cronometrado. Anota tudo! Não vive sem uma agenda. Me enche o saco até na hora de fazer lista para o supermercado. hehehe
    Adorei o post. Adorei ver sua forma de pensar e agir. Concordo com aqueles pontos que você elencou lá em cima. Eles são muito importantes mesmo. Feliz que as coisas estejam caminhando tão bem para você.
    Beeeeijo

  • Maria Rosa Fevereiro 3, 2018

    Ju, você foi uma das minhas inspirações para criar o buju. Assisti seus videos de organização e consegui criar um padrão para mim. Inclusive expliquei tudo para uma amiga minha do trabalho e ela imprimiu um planner para ela e usa todos os dias. ♥ Adoro seu canal.

  • Gabriela Fevereiro 3, 2018

    Ju, adorei o post!
    Quando vc começar o jornal, faz um post tbm. 😘😘

  • Paulo Ricardo Moreira Fevereiro 3, 2018

    Fiz um certa leitura dinâmica, mas achei legal. Escreve superbem e tens domínio do processo da literatura, mais do que na hora de escrever teu livro. Os fãs da nuvem aguardam. Abço fraterno

  • Stefany Fevereiro 3, 2018

    Gente, eu vi mesmo escrito ESCREVER UM LIVRO? Desde já, aviso que vou comprar todos! E quanto a tattoo, também quero fazer minha primeira este ano, acho tão fofo, espero dar certo! 😻😻

  • Camila Fevereiro 3, 2018

    Adorei!!!! Ansiosa pelo vídeo