Resenhas

A Menina que Roubava Livros, de Markus Zusak

25 de novembro de 2017

A menina que roubava livros é um livro Young Adult de drama e guerra que retrata a vida de uma garotinha que vai morar com pais adotivos. A história se passa na Alemanha, que na época, era Nazista. The book thief (nome original) foi publicado em livro no ano de 2005 (2007 no Brasil) por Markus Zusak e se tornou sua obra mais conhecida.

“Quando a morte conta uma história, você tem que parar para ler”

Esse lema ficou famoso, e talvez seja o que mais chamou a atenção dos leitores, o fato de que a morte nos contaria toda a história!

A menina que roubava livros é a história de Liesel Meminger, uma garota que perde o irmão na viagem de trem a caminho da sua nova casa. Com a morte de seu irmão a viagem foi ligeiramente interrompida para que ele pudesse ser enterrado, e nessa exata ocasião Liesel rouba seu primeiro de muitos livros.

A história não chama tanta atenção inicialmente, é preciso força de vontade para conseguir chegar o momento que você realmente entende o livro, o que acontece entre as páginas 100 e 200, e isto porque não é tão fácil entender a morte.

O livro se passa na Segunda Guerra Mundial, o que faz da história ainda mais interessante (lembrando que é a morte que está nos contando, do ponto de vista dela sobre a guerra)

Mesmo que pouco, não vale a pena contar muito mais que isso da história, pois a maioria das pessoas já a conhece da adaptação para o cinema, mas a experiência precisa ser surpreendente para fazer sentido, a escrita do autor é muito intensa apesar de suave, nos faz refletir e sentir por aquilo que estamos lendo, o que torna o livro bem diferente do filme.

SOBRE O FILME

A adaptação foi lançada em 2013 nos EUA (2014 no Brasil) e dirigida por Brian Percival, escrito por Michael Petroni.

O filme foi muito bem feito e retratou a maior parte do livro, mas infelizmente muitas partes imprescindíveis da obra escrita não foram relatadas ou foram feitas de forma diferente, o que tirou um pouco da essência principal do livro: a importância das palavras para Liesel, mas o que não quer dizer que foi um fracasso, pelo contrário, o filme ficou muito I N C R Í V E L. 

No geral, tanto a adaptação quanto o livro me deixaram super emocionada, mas o livro com certeza é muito mais profundo que o filme. Para quem ainda não teve a oportunidade de ler, recomendo muito, porque a experiência com a escrita do autor é realmente maravilhosa.

Publicação: Editora Intrínseca
ISBN-13: 978-8598078175
Gênero: YA, drama, guerra
Páginas: 480

Redes sociais do autor/livro

Facebook | Site da Editora

Adquira o livro: Amazon

já viu os relacionados?

Deixe seu comentário

Comente com o WordPress

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Laryssa dezembro 3, 2017

    A Menina que Roubava Livros é o meu livro preferido. ♥️ A história não me conquistou logo no início também, mas ao finalizá-la tive a certeza do quanto valeu a pena insistir na leitura. Sobre o filme, eu confesso que esperava mais, mesmo assim tem um lugarzinhos no meu coração haha. Amei a resenha. 😘

    • Stefany dezembro 3, 2017

      Obrigada Laryssa, fico feliz que tenha gostado, e principalmente fico feliz por partilhar o mesmo ponto de vista que o meu!!! 💕😻

  • Lelen dezembro 1, 2017

    Nossa, faz muito tempo que li A Menina que Roubava Livros, QUASE não lembro mais dos detalhes, estou considerando reler qualquer dia desses HAHAHA
    Eu não assisti o filme até hoje :O
    Acho que posso dizer que só o livro já foi marcante o bastante para mim xD

    • Stefany dezembro 2, 2017

      É muito boa a história, é maravilhoso reler, reviver!! Quando você puder, assista ao filme é incrível, você vai gostar!!

  • Vanessa Rodrigues novembro 26, 2017

    Oi, adorei a resenha e a análise da adaptação! Muito bom ver o blog mais agitado, ainda sou da velha guarda e adoro resenhas por escrito! Toda boa sorte do mundo pra vocês! Beijos

    • Stefany novembro 26, 2017

      Obrigada Vanessa, resenhas escritas sempre foram uma maravilha!!! Fico muito feliz que tenha gostado da resenha, em breve tem mais 💕

  • Déborah novembro 26, 2017

    ótima resenha, parabéns 🙂

    • Stefany novembro 26, 2017

      Muito obrigada linda ❤️