Resenhas

Cinco Dias de Sonho, de Leonardo Silva

09 de Abril de 2017

Cinco Dias de Sonho, do autor Leonardo Silva, é um livro curtinho que conquista a atenção do leitor com a sua maneira leve de abordar temáticas consideradas complexas da ficção científica através de uma narrativa jovem e carismática.

Davi é um jovem estudante de 20 anos. Ele mesmo nos conta a sua história e se diz um rapaz comum, como qualquer outra pessoa. Porém, certo dia Davi vai dormir e quando acorda, ele se encontra fora de sua cama, em um lugar que desconhece. Ele percebe que todas as pessoas, homens e mulheres, estão vestindo trajes iguais, uma espécie de vestido unissex. Apesar de parecer um lugar como qualquer outro do mundo, ele começa a notar essas e outras diferenças estranhas que o fazem se perguntar se tudo aquilo não passaria de um sonho.

Enquanto Davi está aturdido no meio da rua, uma moça que mora ali na frente se aproxima dele e oferece ajuda. Seu nome é Ana. Ainda desconcertado, Davi lhe explica toda a situação e Ana se prontifica a ajudá-lo a descobrir o que está acontecendo com ele. Davi ainda não consegue acreditar, mas tudo a sua volta indica que ele realmente acordou em um outro planeta. Será? A Ana tem provas concretas disso para convencer o Davi e a todos nós, mas ainda assim… Será possível?

A parte científica do livro fica por conta das explicações que Ana dá ao protagonista com relação a existência deste outro planeta e das descobertas que eles fazem juntos que justificam a “viagem” que Davi fez para acordar ali. Mas será que isso é suficiente para convencer Davi de que ele não esteja sonhando com  aquilo tudo?

O livro é bem curtinho, tem 112 páginas, e por isso não me atrevo a contar-lhes muito mais do que isso sobre o enredo, afinal de contas, não quero poupar-lhes das deliciosas surpresas dessa trama. A narrativa é conduzida em primeira pessoa pelo Davi, de forma leve, bem humorada e objetiva. As vezes ele intercala sua narrativa com eventos do passado fornecendo informações suficientes para que o leitor tenha pistas do que está acontecendo. O livro é dividido em 25 capítulos curtinhos, o que faz com que as páginas voem, e toda a história acontece em 5 dias, seguindo uma linha temporal bem demarcada durante toda a narrativa.

A história de Davi é misteriosa, instigante e prende a atenção do leitor do início ao fim. Li esse livro em 1 dia! Apesar de entender que a história tem um objetivo bem claro, gostaria que tivesse levado mais páginas até a conclusão do mistério, de forma que eu pudesse conhecer mais sobre o Davi, sobre os personagens secundários, e sobre outras coisas interessantes que eu não posso contar pra vocês pois seria um baita spoiler, rs.

Recomendo muito essa história pra quem me pede dicas de novos livros/autores nacionais! É uma história curtinha, mas com um enredo interessante, narrativa simples e bem humorada e com muita aventura!

Publicação: Editora Chiado
ISBN: 9789895192328
Gênero: Ficção Científica
Páginas: 112

Redes sociais do autor/livro:

Site da Editora | Facebook | Skoob

Adquira o livro: Amazon

já viu os relacionados?

Deixe seu comentário

Comente com o WordPress

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Debora Maio 28, 2017

    Oi Juliana! Iniciei meus trabalhos agora e venho buscando leituras atuais e fiquei muito feliz em encontrar sua resenha sobre o livro Cinco dias de sonho. Busco leituras atuais para intercalar com as clássicas e sua resenha me instigou a ler o livro que parece leve e ao mesmo intenso, porém de fácil leitura. Fico feliz em ter conhecido seu espaço, que achei particularmente lindo!
    Se quiser conhecer meu blog, deixo o link abaixo. Ainda está em fase inicial, mas é feito com todo o carinho.

    Um abraço!

    http://palavraversatil.blogspot.com.br/

  • Sarah Cavalcanti Abril 10, 2017

    Que legal! Estou aumentando minha frequência de livros lidos neste ano e gostaria de dar ênfase em dois tipos: com autoria feminina e/ou nacionais 🙂 Tem e-book dele?

    • Ju Cirqueira Abril 12, 2017

      Que legal, Sarah! Tem sim, é só clicar no link que eu deixei no final do post! 🙂