Resenhas

Proletário, de Leanderson Silva

16 de Fevereiro de 2017

Proletário é um livro de ficção, baseado em fatos reais, escrito pelo autor Leanderson Silva. Foi publicado em 2015 e está disponível para compra em e-book na Amazon. É uma leitura bastante intensa e repleta de reflexões sobre a nossa sociedade. Conheça mais sobre essa história!

O livro Proletário vai nos contar de forma ficcional, porém muito realista, sobre um dos eventos mais chocantes ocorridos nas favelas do Rio de Janeiro em 2010, quando a Polícia Militar, Federal e Exercito conduziram uma operação para assumir o controle das favelas do complexo da Penha.

Antes da leitura, certamente temos o receio de que o autor irá apenas expor fatos ao leitor e honestamente, nós já conhecemos os fatos através do que assistimos na Tv ou lemos em jornais ou internet. Porém, o que nos surpreende é a forma como ele nos conta essa história, Leanderson narra de uma forma pessoal e sincera que faz com que seja impossível não se sentir próximo dessa realidade.

O personagem e narrador dessa história é apelidado na favela de Proletário (apelido bem significativo, né?). Ele nos conta sua própria história de vida desde a infância até a vida adulta, quando forma sua própria família e tenta protegê-la de todo o caos de uma favela em guerra.

Através desse personagem somos apresentados a toda a realidade que o rodeia, sua infância difícil porém honesta, a presença de uma família acolhedora que faz de tudo para oferecer o melhor possível aos seus filhos, especialmente proporcionar educação e caráter, mesmo em meio a um ambiente tão hostil e desafiador que pode também ser uma tentação ou uma “oportunidade” para quem quer arriscar sua vida em um perigoso jogo de quem é mais forte.

Aos poucos nós vamos adentrando mais no mundo do Proletário e entendendo também como funciona o dia a dia da favela, quem são os responsáveis por ditar as regras de comportamento, como a população encara as restrições, obstáculos e a falta de segurança. E principalmente, percebemos o quanto as vidas das pessoas que moram ali são instáveis, constantemente à mercê do comando de outras pessoas e do que pode vir a acontecer.

Na história de Proletário, as escolhas e atitudes de outras pessoas, direta e indiretamente, afetaram completamente a sua vida. Nem sempre as coisas dependem só da gente, não é mesmo?

A escrita do Leanderson é objetiva ao mesmo tempo que nos apresenta críticas sociais importantes através dos olhos de seu protagonista. Os personagens secundários também contribuem para a construção dessa atmosfera de insegurança, instabilidade e medo. O livro em si é objetivo e sensível na medida certa, deixando para o final o fechamento que melhor ilustra e simboliza toda a história.

O livro tem apenas 114 páginas então pra mim foi uma leitura bem rápida e dinâmica. O ritmo da leitura também é muito influenciado pela narrativa perspicaz do autor que consegue nos deixar sempre na expectativa de algo. Consegui sentir as emoções à flor da pele em algumas passagens e me emocionei no final. Recomendo muito a leitura à todos que se interessarem pelo assunto, mas na verdade acho uma leitura extremamente importante para todos, em especial para aqueles que não tem contato com a realidade do Proletário, que diga-se de passagem é a de muitas pessoas no nosso país!

Dica: O livro está disponível gratuitamente para quem é assinante do Kindle Unlimited.

Publicação: Independente/Amazon
ISBN: B011POA3B0
Gênero: Ficção baseada em fatos reais
Páginas: 114
Minha avaliação: ★★★★

Redes sociais do autor/livro:

Site | Facebook | Skoob | Instagram | Twitter

Adquira o livro: Amazon

já viu os relacionados?

Deixe seu comentário

Comente com o WordPress

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Daniela Farias julho 7, 2017

    Que livro interessante, não tinha ouvido falar!
    Ultimamente estou lendo livros que estão saindo da minha zona de conforto e no começo do ano li um que mexeu bastante comigo, Uma História de Solidão do John Boyne. Fala sobre pedofilia e fiquei bem pensativa sobre o assunto.

    Esse livro poderia servir de leitura recomendada nas escolas, é interessante debater sobre esse assunto que é recorrente no nosso país.

    Beijão Ju!

  • Thaís Rodrigues Março 20, 2017

    Que resenha incrível, conheci seu blog pelo youtube e sou apaixonada por suas resenhas em vídeos, vou adicionar o livro resenhado na minha lista infinita que não acaba mais rs

    Bjs

    http://vestigioliterario.blogspot.com.br/

  • Letícia Maria Hoff Fevereiro 17, 2017

    Olá Ju sua Linda☆♡♡, tudo bem?
    Bem eu vim do snapchat e adoraria que você me mandasse um beijo.
    Admiro muito o seu trabalho, e amo o seu sorriso, ele é muito lindo.
    Sou apaixonada por leitura e uso seus livros como inspiração para minhas compras…
    Espero que você veja este singelo comentário.
    Te amo muuuuuuito minha flor.
    Beijos e abraços de sua Nuvenzinha.
    Até mais.

    • Ju Cirqueira Fevereiro 19, 2017

      Oi Letícia! Tudo ótimo e você? 🙂
      Ahhhh que linda! Fiquei muito feliz em receber esse seu comentário!
      Que bom que acompanha o meu trabalho e se inspira nos livros que eu mostro!
      Um beeeeeeijo enorme pra você (por aqui e pelo Snap!) hehe.
      ;* <3