Cotidiano

Como me organizo? Planejamento para 2017

10 de fevereiro de 2017

Talvez esse post esteja chegando um pouco tarde (afinal de contas já estamos em fevereiro, né?) mas demorei algum tempinho para estabelecer metas para este ano e para fazer algumas mudanças necessárias na minha rotina para alcançá-las e, é claro, me adaptar a essas mudanças o suficiente pra vir conversar com vocês sobre elas! Pode ser que esse post acabe contendo muitos assuntos aleatórios juntos, mas espero que gostem e que inspire vocês de alguma forma! Bora lá!

Escolhi esse relógio para abrir o post pois ele foi o primeiro item a me motivar a fazer algumas mudanças por aqui! Decidi acordar mais cedo (e dormir também) em 2017. A minha vida toda tive de acordar cedo, nunca estudei de tarde no ensino fundamental, médio ou faculdade, também tive vários trabalhos onde tive de acordar muito cedo, mas nunca fui fã disso, rs. E no ano de 2016, quando tomei a decisão de trabalhar somente com o blog/canal, acabei relaxando e acordando quase todos os dias depois das 8:00 ou 9:00 da manhã. Isso me atrasou e eu sempre ficava frustrada e com peso na consciência por perder algumas horas produtivas do dia. Apesar de eu adorar acordar mais tarde e ser muito mais produtiva à noite!

Por esses motivos, resolvi acordar mais cedo todos os dias (às 7:00 e dormir às 23:00) pra conseguir dar conta de tudo que tenho para fazer durante o dia (cuidar de mim, cuidar da casa, da família, gravar, editar, responder e-mails e redes sociais, fotografar, escrever, ler, etc.). Só quem é mulher e dona de casa sabe quanto tempo a gente gasta na semana entre cuidar das roupas, da comida, da limpeza e ainda correr pra cuidar da gente também! rs.

Para me ajudar nisso comprei esse despertador que além de lindo é mega escandaloso e não me deixa enrolar na cama nem 1 minutinho a mais!

Além disso, também pra controlar o tempo/dia, comprei esse calendário de mesa da Tok&Stok que todo mundo pergunta lá no instagram de onde é! rs. Ele meio que “te obriga” a mudar manualmente os dias através dos bloquinhos. Como ele fica na minha mesa de trabalho, acaba me incentivando a trabalhar lá todos os dias e mudar a data, haha. Ele me lembra de valorizar cada dia de trabalho e ao final do dia analisar o que foi feito. Sensação de trabalho cumprido, sabe?

Planner da ACraft

Desde o ano passado sou louca para ter um planner! Até cheguei a comprar um no começo de 2016 mas não gostei e dei ele pra uma amiga, haha. Acabei usando uma agenda normal (da Kalunga) e personalizando do meu jeitinho. Mas esse ano consegui matar essa vontade de ter um planner pois ganhei esse da minha amiga Taci e depois de 1 mês de uso estou bem feliz com ele!

Tem inclusive um vídeo lá no canal onde eu fiz um Tour pelo meu Planner mostrando como ele é por dentro! Ainda quero fazer um novo vídeo mostrando pra vocês como organizei e como estou utilizando. A princípio dividi um caderninho pautado dele em 3 partes (Dados Importantes, Leituras e Projetos) onde eu anoto coisas importantes pra não esquecer, registro livros novos que entraram pra estante, livros que li e que quero ler todos os meses e faço listas importantes pra ir dando “check” ao longo do ano.

Tem também a parte do planejamento mensal e semanal que eu acho super importante e útil. Gosto de planejar a semana na segunda-feira de manhã (ou se der, domingo à noite) com os “eventos” que já sei que vou ter: gravar vídeos, editar vídeos, ir na academia todo dia (que por sinal também é uma meta de 2017), ir ao mercado/feira, ir na Caixa Postal, limpar a casa, ir ao médico, fazer as unhas, ir ao encontro do Clube do Livro, etc. só pra citar alguns, e depois vou adicionando ou removendo tarefas menores ao longo da semana. Coloco sempre as tarefas-prioridade do dia sinalizadas e começo por elas!

Sempre gostei e tive agendas a vida toda, tenho uma extrema necessidade de anotar tudo (sempre acho que vou esquecer algo) e anotar me traz essa sensação boa de segurança e organização, rs.

Além do planner, faço meu controle financeiro e de trabalhos/publieditoriais em uma planilha do excel enorme e bem detalhadinha, hehe.

Uma outra coisa que super me ajuda a me organizar é o bloco de notas do celular. Eu faço várias listinhas (aloka das listas!) para organizar coisas do dia a dia que não posso esquecer. Na foto vocês podem ver que começa por pré-treino porque tenho uma enorme dificuldade em saber o que fazer pra comer antes de ir pra academia, já comi coisas que me fizeram mal e outras que me fizeram sentir “fraca” pra malhar, então eu tenho uma listinha de coisas fáceis, rápidas e nutritivas pra comer de manhã, aí quando fico na dúvida do que fazer/comprar no mercado, eu olho ali. 🙂

O Afazeres marcado ali são coisas que preciso fazer mas fico enrolando porque não são tão urgentes, como por exemplo revelar algumas fotos de viagens e comprar porta-retratos. No Metas do Ano ~ subdividido em Metinhas, Metas e Metona ~ eu coloquei coisas que quero/preciso comprar. Em Metinhas (curto prazo) tem itens de papelaria, maquiagem, etc., no Metas (médio prazo, durante o ano) tem cadeira pro home office, papel de parede, celular novo e coisas um pouco maiores/mais caras, e em Metona (longo prazo, tipo fim do ano ou mais) coloquei um valor que quero juntar, uma meta de inscritos no canal, uma viagem que quero fazer e coisas mais difíceis de alcançar.

Vocês podem organizar essas metas da forma que acharem melhor, com coisas para comprar (tipo wishlist) ou para alcançar. Eu coloquei assim porque realmente preciso ter mais controle financeiro esse ano e isso me ajuda muito a saber o que eu quero e o que eu realmente preciso! Ajuda também a não dar aquelas extrapoladas por impulso, hehe. E também acho legal ter no celular porque fica mais prático pra consultar, modificar ou dar “check” a qualquer momento!

Quando a gente pensa na montanha de coisas pra fazer na vida quase ficamos loucos, né? Entre trabalho, obrigações, lazer, sonhos e metas; se a gente não se organizar as coisas não saem do papel (ou ainda do imaginário, para alguns). Minha palavra do ano é  C O R A G E M  e é assim que devemos encarar cada dia! Com coragem, determinação, alegria e fé. Acordando e correndo atrás pra transformar o que almejamos em realidade!

Espero que tenham gostado desse post e que tenha motivado vocês de alguma forma! Beijo enorme!

já viu os relacionados?

Deixe seu comentário

Comente com o WordPress

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Bruna julho 11, 2017

    Todo ano crio várias maneiras de me organizar mas nunca dá certo. Admiro quem consegue. Parabéns!

  • Daniela Farias julho 7, 2017

    Deus me ensina a ser organizada como a Ju! hahaha
    Adorei as dicas!
    Acho que nunca é tarde para começar né?
    Beijão!

  • Schai Jesus fevereiro 16, 2017

    Adorei Ju, você é muito organizada hein 🙂

    Nessa onda de ver planners, resolvi fazer o meu e estou super feliz pois creio que irei conseguir me organizar assim, e eu gosto de anotar em papel, mas gostei das notas do seu celular <3 beijus

    • Ju Cirqueira fevereiro 17, 2017

      Obrigada! haha
      O planner (ou mesmo uma agenda comum) salva vidas, huehue.
      Eu tbm gosto de papel mas essas listas no cel tem me ajudado muito desde o ano passado! 🙂
      Beijooo

  • Elisa Aguiar fevereiro 11, 2017

    Oi Ju <3
    Adorei o post!
    Como não tenho muitos compromissos a não ser com a faculdade, resolvi fazer esse ano um planner de estudos. Nos outros anos ficava anotando em papéis o que tinha que estudar, o que tinha que fazer, quais trabalhos entregar, e eles acabavam entulhando minha mesa ou sumindo.
    Também sou dessas em que a sensação de anotar o que tenho que fazer me dá mais compromisso com aquilo haha
    Um beijo, linda <33

    • Ju Cirqueira fevereiro 17, 2017

      Anotar é tudo né? Me perco toda se não anotar as coisas, hahaha.
      E o planner (ou agenda mesmo) é muuuito bom pra deixar tudo junto no mesmo lugar!

  • Talita Santana fevereiro 11, 2017

    Ei Ju!
    Assim como você, também uso um planner para me organizar <3 na verdade, tenho dois: um A5 que anoto e deixo em casa, e um personal que finalmente estou deixando do meu jeitinho e carrego pra cima e pra baixo comigo, haha – uso mais pra listinhas.
    Além disso, confesso que também coloquei como meta para 2017 ir pra academia – mesmo que ainda não tenha ido 🙁

    Gostei muito de como você organiza em forma de listas no bloco do celular, e acho que vou começar a fazer isso – fiquei muito curiosa sobre as receitinhas que tem na lista de ''pré-treino''. Faca um post fitness, haha.

    Um beijo, e mais uma vez: amei o post!

    • Ju Cirqueira fevereiro 17, 2017

      Caramba, 2 planners/agendas? hehehe
      Eu confesso que esse meu planner aí não é muito prático pra levar na bolsa :/
      Hoje em dia eu trabalho em casa então não me preocupo muito com isso, mas pra quem quer levar pra tudo quanto é canto não recomendo muito (a não ser que ele seja bem protegido dentro da bolsa).
      Academia e alimentação saudável é realmente um desafio pra gente né? Meu Deus! Hahaha
      Vou tentar fazer mais posts sobre organização e sobre academia, etc. 🙂
      Beijoooo!

  • Nessa fevereiro 10, 2017

    Oi Ju
    Amei o post, e achei super válido. Eu vi tantas pessoas falando sobre organização e planejamento que este ano tbm fiz meu planner e estou empenhada nisso.
    Adorei as fotos, e preciso já de um relógio como este, que fofo.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br

    • Ju Cirqueira fevereiro 17, 2017

      Pois é, esse ano todo mundo tá focado nos planners, hahahah.
      Mas qualquer agenda normal já serve né? A questão toda é a dedicação e empenho de quem usa!
      O relojinho comprei em uma loja de 1,99, haha. Saiu uns 19,90. 😛
      Beijo grande!

  • Mariana Fieri fevereiro 10, 2017

    Oi ju! Que post super inspirador!!! Adoro ler sobre a rotina de pessoas que admiro. Isso dá uma gás a mais para correr atrás dos nossos sonhos. Obrigada por compartilhar! Bjos

    • Ju Cirqueira fevereiro 17, 2017

      Sabe que eu também adoro ler posts sobre esses assuntos, Mari? Acho que a gente sempre pode tirar algo de útil e aprender algo com a rotina dos outros, nem que seja pra nos inspirar, hehe. 🙂
      Vou tentar escrever mais sobre isso por aqui de vez em quando. <3