Dicas da Ju

Conheça Futuro de uma Esperança, de Ricardo Machado

14 de janeiro de 2017

Futuro de uma Esperança, do autor Ricardo Machado, foi publicado em 2016 pela Editora Chiado e é uma obra tão realista que é até difícil visualizá-la como ficção. Vamos conhecer um pouco mais desse livro!

As duas palavras do título, Futuro e Esperança, por si só já causam certo efeito no leitor. Porém quando encaramos a capa com atenção e lemos a sinopse, percebemos que essas duas palavras estão longe do vocabulário dos personagens desta história.

Recebi recentemente o livro do autor e ao ler as primeiras páginas (faço isso quando estou muita curiosa, mesmo que não vá ler o livro naquele exato momento) já percebi que se tratava de uma história extremamente tocante, de uma realidade que muitos de nós não conhece. E pensei na palavra Realidade, é interessante como ela é pode ser ambígua. Afinal, será que a “realidade” é a mesma para todos os brasileiros?

Vivemos em um mesmo país, falamos a mesma língua, temos “direitos e deveres iguais” e somos todos feitos da mesma matéria, fisiologicamente iguais. Então porque será que a realidade é tão desigual?

O livro conta a história de duas crianças de rua, Nando e Marquinhos, e se passa em um ambiente hostil e de miséria extrema. Deixo abaixo um trecho da sinopse para instigar um pouco a curiosidade de vocês assim como instigou a minha. Achei tão bom que não pude deixar de fora!

A narrativa de “Futuro de uma Esperança” é pujante e profunda ao contar as realidades e as mazelas sociais, sobretudo, a luta pela sobrevivência, pois nem mesmo a dignidade humana parece fazer algum sentido. É como se atestassem com sangue frio os nervos do leitor ao se deparar com tanto realismo na pele de pessoas que nunca tiveram oportunidade em tão tenras idades.

Esta história inicia mostrando seus efeitos nevrálgicos até chegar às suas raízes, ou seja, às origens desse caos. Em seguida, tenta apontar soluções, levantando inúmeras reflexões. Afinal, será possível acreditar? Será possível uma solução para essa tragédia humana? Não são somente problemas individuais, mas também, de conjectura universal e humanitária.

Ambientado na cidade de Porto Alegre, no Sul do Brasil, onde ocorre uma verdadeira jornada pela vida, as personagens tentam encontrar um caminho para não suprimir também a esperança, uma passagem para um futuro que parece nem existir.

Queria esclarecer que ainda não li esse livro, mas estou querendo colocá-lo na minha lista de leitura da Maratona de Verão (#TorneioMLV) na semana que vem porque realmente fiquei instigada e acho que trata de temas muito latentes na nossa sociedade e que precisam ser debatidos. Quero a opinião de vocês! O que acham? Deixem nos comentários! 🙂

O autor, Ricardo Machado, é natural de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul, no sul do Brasil. Além de escritor apaixonado por Literatura, é professor. Em sua formação acadêmica tem graduação e mestrado em Química.

Facebook do autor | Fanpage do livro | Comprar o livro

Publicação: Chiado
ISBN: 978-989-51-8552-8
Gênero: Ficção
Páginas: 162

já viu os relacionados?

Deixe seu comentário

Comente com o WordPress

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Rafa janeiro 16, 2017

    Oie, Ju! Adorei a sua indicação, vou olhar o preço do exemplar 😉 beijos!