Resenhas

Beleza Estranha, de Tércio Ribas Torres

04 de outubro de 2016

beleza-2

Inspirado em uma história real e contado de forma simples e encantadora pelo mineiro Tércio Ribas Torres, Beleza Estranha nos guia através da vida de Roberto desde as suas aventuras de infância até a maturidade e suas descobertas.

beleza-8

Quem diria que uma história tão singela poderia roubar meu coração?

O livro começa nos apresentando a família de Roberto e sua repentina mudança para o interior. Até então a família de seis pessoas tinha boa condição de vida, então compraram um sítio em uma cidadezinha mais afastada, onde se passa boa parte da história. Foi nessa cidade em que as crianças passaram a maior parte da infância, estudando, fazendo amigos, se metendo em encrencas, fazendo arte, namorando e aprendendo a “ser gente”.

beleza-5

A vida dentro de casa porém, não era fácil. O temperamento do pai era difícil, parecia que sua paciência estava sempre por um fio, e muitas vezes esse fio se rompia. Os filhos frequentemente presenciavam cenas de violência verbal e física entre os pais – quando não sobrava para eles também. Sem muito entender da vida, eram levados por ela sem questionar-se tanto. Mesmo que sentissem que algo não estava certo ali.

beleza-6

A história é contata em terceira pessoa, no entanto Roberto, o protagonista, tem voz e presença forte na história. Roberto sempre se sentiu em desvantagem com relação aos irmãos, achava que o pai gostava menos dele do que dos outros, e era por isso que sempre descontava nele suas angústias. A mãe tentava em vão defendê-lo e acobertar suas peripécias, como escutar rock escondido ou frequentar a disciplina de orientação evangélica na escola, totalmente contra a vontade do pai que era ateu.

beleza-3

A convivência em família é um dos focos dessa história, talvez o principal, em especial a relação de Roberto com o pai autoritário. O autor nos guia através da infância de Roberto e seus irmãos, de suas descobertas de menino e do amadurecimento, que demora mas chega para todos. A descoberta de um segredo de família, a decadência das finanças e como isso os afeta ao longo do tempo. A independência da mãe. A urgência pela liberdade de ser.

beleza-1

Logo somos introduzidos na vida adulta de Roberto e como todos os acontecimentos da sua infância e juventude moldaram a pessoa que ele se tornou. Como simples palavras ou gestos ganharam significado. E o que mudou, o que foi decidido e escolhido pelo próprio Roberto? Quando é que Roberto poderia se sentir livre para apenas ser quem quisesse ser, ignorando seu passado? Depois de uma vida cheia de rótulos, regras, pré-conceitos e imposições, seria necessário mais do que uma superação.

beleza-4

O mais incrível desse livro é que quando o protagonista adquire sua independência e o poder de ser e fazer o que quiser, ele próprio se espanta com o que ele escolhe ser e fazer. A vida pode ser estranha, às vezes. A relação conturbada de Roberto com seu pai transforma-o de uma forma que surpreende o leitor.

beleza-7

A mensagem mais importante desse livro é que as coisas mais estranhas e inesperadas também podem ser belas, basta saber olhar com atenção. A vida tem suas próprias formas de nos levar a lugares que não imaginávamos. Esse é um livro de narrativa simples e delicada que conta a história de uma família, assim como muitas outras, com suas falhas e seus encantos, que muitas vezes precisa aprender com o passado para seguir em frente. Uma leitura rápida e gratificante sobre amor, família e fé.

a Rafflecopter giveaway

Publicação: Chiado Editora
ISBN: 9788563609588
Gênero: Ficção | Romance
Páginas: 185
Minha avaliação: ★★★★

Redes sociais do livro/autor:

FanpageSkoob

Adquira o livro: Site da Editora | E-mail do autor: terciort@gmail.com


Regras do sorteio: 1 – O ganhador tem até 3 dias úteis para responder o e-mail com seu endereço. 2 – O envio do livro será realizado em até 15 dias úteis após o envio do endereço. 3 – O envio dos livros será realizado pelo autor. 4 – Somente serão aceitos endereços dentro do território brasileiro.

já viu os relacionados?

Deixe seu comentário

Comente com o WordPress

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Tercio Ribas Torres outubro 9, 2016

    Obrigado pelos comentários, gente! É bom ver crescer o interesse pela literatura nacional! Obrigado, Juliana, por uma resenha tão bela e carinhosa! Grande abraço a todos!

  • Victoria outubro 4, 2016

    Oi Ju, amei a resenha e queria muito participar do sorteio, mas estou sem acesso ao face no momento.. sad ?

  • Stefany Marcelly outubro 4, 2016

    Bom Juh, a sua resenha me chamou muito a atenção, gosto muito desse gênero literário o que despertou ainda mais meu desejo de ler. Parece ser um livro interessantíssimo. Espero que eu tenha sorte dessa vez ❤

  • Vedson outubro 4, 2016

    Amei a resenha Ju (Parabéns!) e que história comovente e intrigante, fiquei curioso para saber como ela termina!!

  • Rafaela outubro 4, 2016

    Que muito ler esse livro!

  • Kellyana outubro 4, 2016

    Nossa ! Quero muito ler esse livro .

  • Ervily Rosane outubro 4, 2016

    Louca pra ler o livro! 😀

  • rebeka outubro 4, 2016

    as resenhas que você faz sempre foi muito boas…ela me deixam ansiosa e com vontade de ler o livro.