Resenhas

Sobre super-heróis: A saga Rudamon, de Demetrio Alexandre Guimarães

20 de setembro de 2016

ruda-6

A série de livros Rudamon, escrita pelo Demetrio Alexandre Guimarães, aborda o universo de super-heróis misturando a vida contemporânea, ciência e mitologia egípcia. As histórias foram publicadas de forma independente através do site Clube de Autores.

Até o momento a série possui três livros publicados que dão sequência a história e a lenda do super-herói Rudamon e ainda um quarto livro que conta a história de um personagem que aparece nos livros, Cigano Lobo. Este quarto livro é uma espécie de spin-off da série e pode até ser lido individualmente.

ruda-3

Em Rudamon I, o autor começa essa saga nos contando sobre mitos e antigos deuses egípcios que manipulavam o mundo dos homens, alguns para o bem e outros para o mal, criando desavenças e atritos entre os próprios deuses, gerando graves consequências para os homens. O autor mistura fatos históricos e mitológicos com ficção e lendas criadas por ele mesmo para a história.

Neste primeiro livro temos a apresentação da trama principal que seguirá todos os próximos livros, e também a apresentação de Osorkon, o protagonista deste livro. Osorkon é um cientista que devido a um trauma na infância, busca criar um antídoto que anule o veneno de todos os tipos de escorpião. Há uma relação muito forte entre o protagonista e os escorpiões, e eles também fazem parte da lenda de Rudamon.

Após Osorkon assumir seus poderes sobrenaturais rudamônicos e aceitar seu destino como Rudamon, ele tentará cumprir a missão que lhe foi designada pelos deuses de livrar o mundo de toda a maldade, crime organizado, corrupção e doenças mais graves. É claro que vários criminosos poderosos unidos à deuses maléficos e forças do mal irão se opor a esses planos e tentarão tirar Rudamon do caminho.

ruda-4

Em Rudamon II as forças do mal irão se reunir novamente contra Rudamon. Apóphis (o mais poderoso deus maléfico) tem um plano para que o mal volte a reinar na terra: ele pretende substituir a máscara rudamônica por uma réplica que ao invés de conceder poderes a Rudamon, fará com que seus poderes diminuam e que o mal se apodere de seus pensamentos e sentimentos envenenando-os, para que no fim, Disebek (criatura mitológica do mal) possa reencarnar em seu corpo.

O terror começa a se instalar novamente no mundo ao passo que os planos de Apóphis começam a se concretizar. Começa uma espécie de Terceira Guerra Mundial baseada no nazismo, espelhada principalmente nas atrocidades cometidas por Hitler. E neste livro, o filho de Osorkon, Hor, é quem deverá cumprir a missão de reintegrar a humanidade ao seu estado mais puro de evolução. Nesse volume o autor traz mais personagens mitológicos e sobrenaturais, mutações, viagem no tempo e muito mais.

ruda-2

No terceiro volume da saga o autor faz vários flash backs para o passado, voltando na infância e adolescência de Osorkon para explicar detalhes de sua vida e de outros personagens importantes. Enquanto isso no presente alguns vilões dos livros anteriores retornam ainda mais poderosos e vingativos.

A trama do terceiro livro, com mais de 600 páginas, é bem mais complexa do que a dos livros anteriores. Há a busca pelo artefato egípcio “Coroa de Ísis” que promete auxiliar Rudamon na guerra entre o bem e o mal, entre muitos outros elementos. Esse livro vai além, há muitos temas sendo tratados, como a intolerância dos homens, muita violência e atrocidades. Toda essa crueldade faz o leitor refletir na falta de amor, compreensão e compaixão que há no mundo.

Além da presença dos deuses egípcios dos livros anteriores, nesse livro surgem novos heróis para auxiliar Rudamon, há também viagem no tempo e até seres extraterrestres e guerras entre raças em outros planetas. Há muitas tramas acontecendo simultaneamente em todo o mundo e muito trabalho para Rudamon e seus novos companheiros super-heróis.

ruda-1

Cigano Lobo, como o título já anuncia, conta a história desse personagem que aparece no 2º livro da saga, desde o seu nascimento até depois dos acontecimentos em Rudamon. Essa é uma história muito bonita e cheia de superstição.

Hiago nasceu com alguns dons especiais, telepatia e habilidade quase sobrenatural com arremesso de facas eram alguns deles. Porém, sempre viveu alimentando o ódio pelos homens que não fossem ciganos como ele, pelo desprezo e desrespeito que eles demonstravam pelo seu povo. Ele convenceu-se a buscar vingança depois da morte de seu pai e acabou ficando conhecido como Cigano Lobo por sair sempre às escondidas de seu acampamento após espetáculos para roubar dos homens da cidade, sempre na companhia de seu lobo de estimação. No entanto o destino guardou uma surpresa para ele e uma inesperada visita do futuro fará com que ele repense seus atos.

rudamon

Todas as histórias estão muito bem alinhadas e interligadas entre si. No entanto a linha temporal acaba ficando um pouco confusa para o leitor no terceiro livro por conta de muitas idas e voltas entre passado e futuro. A diagramação de todos os quatro livros deixa a desejar por não possuir um padrão, cada livro tem suas particularidades com relação a margem, espaçamento, fonte, tamanho da fonte, etc. Também há alguns longas introduções aos personagens, prefácios, prólogos, entre outras coisas, que poderiam ser cortadas ou minimizadas. Ainda quanto a edição, os diálogos poderiam ser melhor estruturados assim como a repetição de algumas cenas (sonhos, lembranças, conversas, etc). Portanto faltou uma revisão profissional em toda a saga, o que ajudaria também na revisão do enredo em si, pois a história perde o foco em alguns momentos, há coisas que precisariam ser melhor trabalhadas e outras que poderiam ser cortadas.

Há muita criatividade por parte do autor na criação dos personagens e da trama, portanto apesar de ser uma auto-publicação onde o autor fez todo o trabalho sozinho, apenas com o desejo de ter sua obra acessível aos leitores, o universo de super-heróis que ele criou é intrigante e cheio de potencial. Espero que ele possa reeditar e republicar suas obras em edições bem caprichadas e profissionais em um futuro próximo.

ruda-5

Publicação: Clube de Autores
Gênero: Ficção / Fantasia
Páginas respectivamente: 139 / 339 / 686 / 217
Minha avaliação (toda a saga):★★★

Redes sociais do livro/autor:

FanpageSkoob do AutorBlogSite

Contato do autor: demetrio-alexandre@bol.com.br ;

já viu os relacionados?

Deixe seu comentário

Comente com o WordPress

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *