Resenhas

Antes de Casar, de Bárbara Machado

21 de setembro de 2016

adc-7

Antes de Casar, publicado em 2016, é o primeiro livro da autora Bárbara Machado. É difícil definir Antes de Casar em um só gênero, mas se eu tivesse de definir em uma só palavra seria: divertido! Conheça a história de Catarina, mais conhecida como “Cat” entre amigos, uma mulher não tão bem resolvida assim em busca da felicidade.

adc-2

A história de Catarina começa com um pé na bunda, e um daqueles. Após 3 anos de relacionamento, aquele castelo de areia construído com todo o cuidado do mundo desmorona e da pior maneira possível. Logo Catarina percebe a doce ilusão que estava vivendo, já imaginando-se em um vestido de noiva ouvindo a marcha nupcial enquanto seu namorado tinha outros planos.

adc-15

adc-14

A protagonista dessa história é uma jovem publicitária que apesar de ser super fã de Senhor dos Anéis, Harry Potter, Big Bang Theory e outros ícones da cultura nerd, também não recusa uma saída pelos bares de Vitória e adora uma boa festa na companhia dos amigos. Catarina considera sua beleza um tanto comum e não se rende a saltos altos ou maquiagem, ela prefere usar outros artifícios como um belo sorriso, bom humor e inteligência na hora da conquista.

adc-8

Logo após sair daquele período de “fossa”, mais conhecido como a fase dos fins de semana no sofá vendo séries e comendo besteiras, Cat decide que é hora de viver a vida e voltar a ser a Catarina que sempre foi, divertida, carismática e que adora uma cerveja com os amigos – sem falar na tequila. É aí que a aventura começa para o leitor! Somos testemunhas e cúmplices das confusões, erros e acertos de Catarina enquanto ela se descobre como mulher, independente, dona do seu corpo e que tem todas as cartas na manga. Pela primeira vez em muito tempo ela se sente confiante e inabalável. Entretanto Catarina passa por situações em que é impossível não dar risada! O bom humor é o carro chefe desse livro, transformando até as grandes enrascadas em cenas hilárias.

adc-5

A história se passa na cidade de Vitória (Espírito Santo), carinhosamente apelidada de Vitorinha pela protagonista. O livro traz muitas referências a cidade e outras regiões do estado (Guarapari, Manguinhos, Jucutuquara, Conceição da Barra, etc), assim como gírias e expressões usadas pelos capixabas. Para quem não conhece o estado, o livro é um prato cheio, quase um guia turístico de tão completo, especialmente por conta das notas de rodapé. Quem nunca veio ao Espírito Santo vai ficar com uma pontadinha de curiosidade!

adc-4

E as referências não param por aí. Como mencionei acima, apesar de Cat passar uma impressão de “baladeira” ela também tem lá o seu lado supernerd. Durante o livro o leitor encontrará inúmeras referências a personagens e trechos de séries, filmes e livros do universo geek, tais como Star Wars, Friends, Big Bang Theory, a saga Harry Potter, entre muitos outros. A própria Cat bate ponto no paintball todo mês com um grupo de amigos e é considerada um “brother” entre eles.

adc-1

Apesar de o livro relatar muito esse período de solteirice da Catarina e seus muitos paqueras, a história também fala muito sobre sentimentos (até me emocionei em algumas partes, entenda: rolou uma lagriminha) e o quanto pode ser perigoso agir somente com a razão e esquecer-se do coração. Todo o livro retrata um período de muito autoconhecimento e amadurecimento da personagem, onde ela vai redescobrir a Catarina que havia sido esquecida e ao mesmo tempo aprender coisas novas sobre si mesma.

adc-12

Não há como não se encantar por essa história. As cenas banais de cotidiano se tornam ainda mais interessantes quando escritas pela Bárbara. Facilmente podemos nos identificar com os personagens e as situações por eles vividas. Quem nunca levou um pé na bunda? Viveu um romance não correspondido? Ou quis cair na balada só para esquecer um amor perdido?

adc-10

adc-6

No intuito de abranger diferentes públicos, a autora faz muito uso das notas de rodapé, o que pode agradar leitores que necessitam de mais explicações, pois existem notas para explicar cada local de Vitória e cada referência aos termos em inglês, ao universo nerd e palavras usadas pelos capixabas. Na minha opinião, algumas referências são necessárias, mas outras são compreensíveis através do contexto e a explicação de algumas referências acaba eliminando aquela sensação gostosa de “sacar” uma piada ou reconhecer um local. O excesso de notas me incomodou um pouco em algumas partes, mas nada que atrapalhasse a leitura.

adc-9

A escrita da autora é inteligente, bem humorada e objetiva. Com isso a leitura se torna muito fluída e prazerosa. O tema principal tem tudo para ser clichê, afinal, todo mundo passa por essa fase, a transição entre a juventude e a vida adulta em que é preciso aprender a lidar consigo mesmo e com o mundo. Contudo, apesar do enredo simples, a história é muito bem desenvolvida e cativa o leitor a cada página. Me diverti bastante lendo Antes de Casar! Agora quero que vocês leiam e me contem o que acharam! Assistam também os comentários em vídeo lá no canal clicando aqui. E participem do sorteio abaixo, são 3 chances de ganhar um exemplar do livro! Boa sorte! 

adc-11

a Rafflecopter giveaway

Publicação: Independente
ISBN: 9788592072506
Gênero: Ficção | Romance
Páginas: 292
Minha avaliação: ★★★★

Redes sociais do livro/autor:

FanpageInstagramSkoob

Adquira o livro: Site


Regras do sorteio: 1 – O ganhador tem até 3 dias úteis para responder o e-mail com seu endereço. 2 – O envio do livro será realizado em até 15 dias úteis após o envio do endereço. 3 – O envio dos livros será realizado pela autora. 4 – Somente serão aceitos endereços dentro do território brasileiro.

já viu os relacionados?

Deixe seu comentário

Comente com o WordPress

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Lígia Gomes setembro 28, 2016

    Participando, boa sorte pra mim estou ansiosa pra ler esse livro.

  • Laís setembro 26, 2016

    Juh, que legaaaaal!!! Fiquei muito curiosa pq tb sou do ES. Já quero ler… adorei sua resenha… bjs ;*

  • Ingrid Benicio setembro 26, 2016

    Oi Ju, acompanhei sua leitura através do snap e não vejo a hora de ler esse livro, ainda mais por ele conter tantas referências ao Espírito Santo… Resenha maravilhosa, beijão!

  • Priscila setembro 26, 2016

    Já me apaixonei pela história só por essa resenha. Me identifiquei bastante com a personagem através de sua palavras Ju e o fato da história se passar no Brasil me encantou ainda mais. Saber que tem referências a cultura “nerd” me deixou super curiosa, amo quando os autores criam suas histórias e as completam com coisas da nossa vida. Quero muito esse livro! *–*

  • Miriã Mikaely setembro 26, 2016

    Oi. Esse livro parece ser uma delícia! Além de fluir facilmente, adorei a forma como a autora nos mostra uma personagem com diversas características. Simplesmente me encantei!

  • Stefany Marcelly setembro 25, 2016

    Adorei a resenha, amei o post aqui no blog, parabéns pelo sucesso Juh, a cada dia que passa me admiro mais por você, muito bacana a história do livro e confesso que fiquei muito curiosa.. Espero que eu tenha sorte desta vez sz’

  • Gabrielly setembro 24, 2016

    Oi Ju, tuas postagens de resenhas são tão detalhadas e lindas. #participandodosorteio

  • Isabela Libório setembro 24, 2016

    Amo esse tipo de história pra passar o tempo, ainda mais quando é ambientada no Brasil, acho uma delícia essa identificação que rola com o que tá escrito. Suas fotos são sempre muito lindas, assim como a resenha muito bem escrita c:

    Beijo,
    (letitbela.com)

  • Aparecida setembro 24, 2016

    Adorei a resenha Ju,quero muito esse livro, participando do sorteio também.

  • Thais setembro 24, 2016

    Amei a resenha!!! E que fotos lindas!!! Participando do sorteio… Boa sorte pra mim!!! Beijos

  • Bela setembro 24, 2016

    Eu ainda não conhecia a autora e quando li sua resenha, fiquei pirada nesse livro! PRECISO!
    Perguntei no instagram se pessoas que moram fora do país podem participar, porque eu moro na FINLÂNDIA e estou a algumas semanas de casar!

  • Ju setembro 24, 2016

    Já quero ler!

  • Tatiana setembro 23, 2016

    Adorei!! Fiquei muito curiosa pela história 🙂 Parece ser muito divertida! Só me deixou com mais vontade de ler!

  • Ana Julia setembro 23, 2016

    A história parece ser super interessante! Fiquei bastante curiosa e já estou participando do sorteio haha Adoro dar uma chance para livros nacionais que as pessoas gostam (:

  • Licinia Mendes setembro 23, 2016

    Ameei sua resenha Ju , agora estou ansioss dms para ler este livro.

  • Débora setembro 23, 2016

    Ju, sua resenha e fotos me deixaram com gostinho de “Quero ler esse livro para ontem”. Parece divertido e ótimo para ler após aquela ressaquinha literária! Parabéns a autora!! Manda beijo no snap? Acompanho você diariamente nas redes sociais haha
    Tudo de bom, meninaa! Continue com seu trabalho incrível! Bjoss, super ti admiro!! <3

  • laura peixoto setembro 23, 2016

    Parabéns pela resenha ! Se fosse só pelo título, provavelmente eu não teria me interessado, mas pelo que você disse é realmente uma quebra de expectativa instigante !

  • Lu setembro 23, 2016

    Li tantos livros densos no início do ano que entrei numa vibe eterna de leituras mais leves e divertidas. Com sorte, ganho este sorteio!!!

  • monique henrich setembro 23, 2016

    Oba!!! Amei o livro! Já desejando muito!

  • Camila Martins setembro 23, 2016

    Olá, já ouvi muito comentários do livro, a história parece ser bem divertida.

  • Driele Couto setembro 23, 2016

    Como sempre a resenha esta maravilhosa , adorei a historia ainda mais se passando aqui na nossa terrinha já estou ansiosa pra ler.

  • Evelyn setembro 23, 2016

    Amei a resenha e estou curiosa pra ler, parabéns Ju você nos cativa através das palavras.
    Abç

  • Joyce Oliveira setembro 22, 2016

    Gostei muito da proposta do livro e fiquei bastante curiosa. A idéia de conhecer um pouco mais sobre Vitória e o Espírito Santo em geral me agradou bastante, já que nunca visitei e não lembro de ter lido alguma história que se passe por aí. Estou entusiasmada para ler!

  • Selma Pereira setembro 22, 2016

    Esse livro me lembra os livros da Sophie Kinsella que são ótimos para dar boas risadas. Essa capa me deixou hiper curiosa, estou cruzando os dedos para ganhar e dar boas risadas

  • Anna Mendes setembro 22, 2016

    Oi Ju! Adorei a resenha! Fiquei muito curiosa pela leitura deste livro. Parece ser uma leitura divertida e envolvente. E todas essas referências ao universo de Harry Potter me deixaram ainda mais animada pela leitura.
    Ps. As fotos deste post ficaram lindas 🙂

  • Helena Botelho Cardoso setembro 22, 2016

    Sua resenha me deixou interessado no livro. Já quero!

  • Isabelle Felicio setembro 22, 2016

    AAAAAAII, quero ler esse livro. Adoro essas leituras mais leves, elas tem o poder de nos tirar de um bloqueio literário <3 E as resenhas ficaram maravilhosas Ju, só tive mais vontade ainda de ler!

  • Danieli setembro 22, 2016

    Ju como sempre arrasa nas resenhas S2 Esse blog é puro amor!!! Quero mto ganhar o livro!!!

  • Ioneide setembro 22, 2016

    Fiquei com muita vontade de ler o livro.

  • Laura Yasmin setembro 22, 2016

    Já fazem meses que eu quero esse livro, mas não tive como comprar livros esse ano e essa resenha+sorteio caiu do céu pra mim. Conheci a história no facebook, algo como uma sugestão de página e logo em seguida me apaixonei pelo livro , ainda mais por ser de uma autora brasuileira.

  • Julianderson setembro 22, 2016

    Oi Ju, adoro seu canal e adorei a resenha aqui e no canal do YouTube, parabéns pelo seu trabalho

  • Clau Coelho setembro 21, 2016

    Lindas fotos Juh! Adorei a resenha. Bjs

  • Juliana Moraes setembro 21, 2016

    Participando ❤

  • kelly setembro 21, 2016

    Participando ?

  • Magna Albuquerque setembro 21, 2016

    Que tudoooo, super interessante estou cada vez mais apaixonada pelo universo geek, com o seu entusiasmo se eu não ganhar vai pra lista de desejos?? Dica top… ameiii

  • Luciana Sakamoto setembro 21, 2016

    Eu já me interessei bem antes de ter a resenha imagina agora então…rs
    E sem contar que as fotos estão de arrasar … Parabéns Ju
    Bjosssss ???

  • Isabela Potye setembro 21, 2016

    Cada dia que passa as suas fotos e suas resenhas ficam melhores!
    Ansiosa pelo sorteio ❤️

  • Jessica setembro 21, 2016

    Ameeeeei. Personagem que provavelmente faz muiiiitto referências Senhor dos Anéis e HP. Me encantei mesmo sem ler. E essa capa verde. Amooooo verde.
    Adorei a resenha e estou super ansiosa por essa leitura.
    Mesmo se não ganhar o sorteio irei procurar pra comprar.
    Ahhhh e parabéns Ju sempre arrasando nas fotos fofas.

  • Beatriz setembro 21, 2016

    Já querooooo

  • Jéssica setembro 21, 2016

    Sou uma leitora iniciante, achei muito bacana seu blog, não sei como faz para participar dessa promoção para ganhar o livro, mas quero muito ganhar.

  • Angélica setembro 21, 2016

    Oi, Ju! Amo seu canal, vejo todaaas as resenhas! Curiosa pra ler esse livro, parece super divertido! Um beijao! Sucesso pra vc!

  • Ester setembro 21, 2016

    Parabeeens Ju! O Blog ta lindo!

  • Viviane Lucena setembro 21, 2016

    Adorei a resenha!! Fiquei super curiosa para saber mais sobre a Cat e Vitorinha (haha), e que eu consiga dar risadas, assim como você deu. Espero conseguir lê-lo algum dia, pois adoro conhecer livros e autores nacionais. Abraços!!

  • Maria Eduarda setembro 21, 2016

    Estou curiosa para ler a historia e adorei o nome do livro que passa a ideia sobre ser muito divertida a historia.

  • Vitória Lewis setembro 21, 2016

    Participando, vamos com fé!!! ?❤

  • Jaque Braquini setembro 21, 2016

    Uau! Adorei a resenha! O livro vai para a minha wishlist, com certeza! Adoro livros que arrancam gargalhadas!

  • Élder Luiz da Silva setembro 21, 2016

    Uma boa sorte pra mim. Gostei muito do livro.

  • Thamires setembro 21, 2016

    Parabéns sempre fofa nas resenhas e adorei a história e por se passar no Brasil. Estou curiosa.