Resenhas

Brasil Cyberpunk 2115, de Rodrigo Assis Mesquita

25 de Maio de 2016

brasil-5

Brasil Cyberpunk 2115 é uma minissérie dividida em quatro livros escrita pelo autor Rodrigo Assis Mesquita. Como o nome já indica, os livros são de cyberpunk, um subgênero da ficção científica, e a história se passa no Brasil, mais precisamente em São Paulo. Vem conhecer esse universo altamente tecnológico e futurista!

brasil-3

Neste postagem irei comentar sobre os dois primeiros livros desta minissérie. O primeiro, cujo subtítulo é “Você não pode ter tudo o que quer” é um conto longo de 45 páginas que pode ser compreendido como um prólogo da história central, pois se trata de um fato isolado envolvendo os personagens principais da minissérie. Este conto introduz o leitor no universo cyberpunk criado pelo autor e nos apresenta algumas pistas do que está por vir nessa história. Percebemos que a vida na São Paulo do ano 2115 está completamente diferente da vida que conhecemos hoje. Após a guerra, lugares mudaram de nome, grandes empresas mudaram de dono, o próprio Brasil virou Brasil S/A. As pessoas possuem dispositivos eletrônicos para praticamente tudo e a alta tecnologia faz parte de suas rotinas e até mesmo do seu corpo. Neste conto conhecemos os principais personagens da história, em especial a protagonista, Hel, uma jovem hacker que mora sozinha com sua cadelinha em São Paulo. Convencida por seu amigo Cauã, ela se reune e alguns amigos dele em uma espécie de “missão” para conseguir um artefato raro do século XXI e entregá-lo para um colecionador, que promete pagar milhões pela peça. Infelizmente as coisas não são tão fáceis quanto parecem e a arriscada decisão de se envolver com esse grupo de mercenários é apenas o começo de muitos dos problemas dessa protagonista.

brasil-1

O segundo livro se chama “Recall” e é considerado um livro curto, por possuir apenas 135 páginas, mas é nele que a história realmente começa. Após as consequências da primeira história, Hel teve de abandonar sua casa e ir morar provisoriamente com uma amiga enquanto as coisas se ajeitam, mas ela continua em contato com Cauã e os outros amigos. Ao passo que ela está se relacionando com esses novos amigos, várias histórias paralelas estão acontecendo e o leitor passa a conhecer melhor cada um desses personagens secundários (ou nem tanto secundários assim). Cada um deles está envolvido com alguma coisa misteriosa, seja relacionado ao governo, a política ou a outras questões. Alguns deles trabalham para importantes empresas tecnológicas e através disso a gente também fica por dentro de alguns “amelhoramentos”, ou seja, melhorias tecnológicas que os seres humanos utilizam em seu próprio corpo e organismo, para, por exemplo, ter visão de longo alcance, ter força sobrenatural, acessar dados em sua própria mente, etc. Há também uma velada guerra política acontecendo para a escolha do novo Presidente e com isso uma conspiração da oposição para não deixar que o Doutor, uma figura emblemática muito popular, fique no poder.

brasil-2

Em meio a todo esse caos estabelecido no novo Brasil, os andróides estão cada vez mais parecidos com os humanos e utilizando os mesmos direitos, o que gera insatisfação de grande parte da população e diversas manifestações, contra e a favor dos andróides. Com isso o governo resolve lançar um “Recall” tirando todos os direitos de quem não possuir o chip de identificação. Todos os seres humanos que nascem recebem um chip subcutâneo, sem o qual, eles não podem entrar em alguns locais ou fazer determinadas coisas. Para o desespero da protagonista, ela não possui esse chip. Segundo seus pais, após um acidente quando criança, seu chip quebrou e teve de ser removido, sem substituição. Hel não sabe ao certo se pode confiar nessa informação e tudo que ela quer agora é descobrir a verdade sobre si mesma e lutar pela sua vida e seus direitos.

A história é extremamente interessante, ao ponto de fazer com que o leitor vire uma página atrás da outra em busca de respostas. O que infelizmente me deixou um pouco decepcionada foi não encontrar as respostas que eu tanto queria, pois os livros são curtinhos e o autor tem uma escrita muito direta e pouco detalhista, o que dificultou a visualização de todos os diferentes elementos que ele incorporou ao seu universo, tanto dos motivos que levaram o mundo a ficar daquele jeito quanto da caracterização dos personagens e ambientação das cenas. Algumas vezes eu tive a sensação de precisar reler algumas partes. Ao final do livro ainda restam muitas pontas soltas, mas o autor garantiu que as coisas serão mais detalhadamente explicadas nos próximos livros, o que me deu um alívio pois eu realmente fiquei muito curiosa com o desenvolver da história. Eu nunca havia lido nenhum livro deste gênero e confesso que fiquei bastante instigada a ler mais coisas. Recomendo muito esse livro pra quem curte Ficção Científica, Distopias e histórias que envolvam tecnologia!

brasil-4

~ [ Assista também a resenha em vídeo ] ~

Adquira os livros: Brasil Cyberpunk #1 | Brasil Cyberpunk #2 Recall

Título: Brasil Cyberpunk 2115 #1
ISBN: B015JTZ7LI
Gênero: Cyberpunk
Páginas: 45
Adicione: Skoob

Título: Brasil Cyberpunk 2115 #2 Recall
ISBN: B01EXUDT8M
Gênero: Cyberpunk
Páginas: 135
Adicione: Skoob

já viu os relacionados?

Deixe seu comentário

Comente com o WordPress

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *