Resenhas

ALIEN, Alan Dean Foster

27 de maio de 2016

alien-4

Existem muitas histórias escritas que falam sobre universos alienígenas, narrativas repletas de outros planetas, de outras formas de vida. Poucas dessas formas são tão letais e perigosas quanto a que invadiu a nave de sete passageiros. Cuidado, essa resenha é sobre um alienígena. Um que não perdoa, que não parece entender outra língua que não seja a da destruição.

alien-10

Alien é a novelização de um dos filmes de maior sucesso do gênero ficção científica, dirigido por Ridley Scott: Alien – O 8° Passageiro. A história começa quando sete seres humanos despertam de um longo sono dentro de uma espaçonave chamada Nostromo. Isso acontece porque o computador da nave capta sinais de vida em um planeta próximo a eles. Os passageiros precisam apurar a veracidade da captação do computador e alguns deles decidem ir até o local onde possivelmente há vida. O que eles não poderiam adivinhar é que estavam fadados a um perigo inimaginável. Um perigo que os aterrorizaria sem descanso e que cortaria o silêncio do espaço sideral sem piedade.

alien-1

alien-5

Geralmente, o que se diz é que um filme é ou não fiel ao livro de origem. No caso de Alien, do autor Alan Dean Foster, o livro foi completamente fiel ao filme. É maravilhoso acompanhar todos os passageiros da Nostromo através das lentes de Ridley Scott, mas pela narrativa de Foster é possível criar maior conexão com o mundo alienígena explanado. Assistindo ao filme enxergamos os atores, os cenários, os efeitos, etc. O livro acaba concedendo informações mais profundas acerca de toda a trama. Lendo a história temos um conhecimento maior daquilo que os personagens veem, sentem e temem.

alien-9

“Como não admirar a simetria simples que ela apresenta? Um parasita de espécies de outros mundos, capaz de predar qualquer forma de vida que respira, independente da composição atmosférica envolvida.” 

Um dos pontos mais interessantes dessa novelização é que o autor narra os elementos da obra com termos familiares. Para descrever o mundo onde habitam as criaturas alienígenas e tudo o que faz parte da vida das personagens enquanto habitam o espaço sideral são usadas palavras simples, comuns, e dessa forma quem lê o livro consegue captar a imagem de algo ou alguém perfeitamente, talvez até de forma mais clara do que o filme demonstra.

alien-7

alien-6

Alien – O Oitavo Passageiro foi inserido no universo literário não só com uma escrita de qualidade, mas também com personagens ricos, bem estruturados psicologicamente. Isso está presente no filme, mas é com o livro que tais características se destacam. O profissionalismo do diretor Ridley Scott é incontestável. Seu trabalho é genial. O livro escrito por Foster enaltece toda a produção de Scott e veio para conquistar qualquer um que ame ficção científica, provavelmente até quem não tem muita afinidade com tal gênero.

alien-8

A obra apresenta um mundo científico rico em detalhes. Trata-se de uma ficção cheia de mistério, de agonia e de ação. O trabalho de Alan Dean Foster é excepcional. Fãs do filme que inspirou outras sequências de Alien – O Oitavo Passageiro precisam do livro de Foster e aqueles que nunca se interessaram pelos filmes eis uma ótima chance de adentrar o mundo da ficção científica. Alien é uma publicação da Editora Aleph, que, diga-se de passagem, caprichou na edição metálica fosca. Entre na Nostromo, tenha cuidado com a criatura, e aproveite a narrativa atraente da história de um ser como nenhum outro visto anteriormente.

alien-12

Adquira o livro aqui: Americanas | Submarino

Editora: Aleph
IBSN: 9788576572664
Gênero: Ficção Científica
Páginas: 328
Adicione: Skoob
Minha avaliação:★★★★★

já viu os relacionados?

Deixe seu comentário

Comente com o WordPress

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Renata maio 30, 2016

    Olá, Gosto muito da história de Alien, apesar de eu quase vomitar quando o bicho sai da barriga …ECA!!!!!!!!!Me dá agonia…..mas no geral acho o filme muito muito bom, e sem contar no design maravilhoso da criatura, né? Praticamente um ícone da cultura pop.
    Que bom que tem essa novelização, eu não sabia, mas a editora Aleph sempre tem ótimos títulos, dica registrada. Bela resenha!
    Bjs

    • Raonny Metzker junho 1, 2016

      Com certeza é uma parte nojenta quando o alien nasce de fato! Adoro a quadrilogia inteira ♥ Editora Aleph capricha sempre. Obrigado por gostar da resenha e pelo comentário! *-*

  • Déborah Queiroz maio 28, 2016

    EU sempre quis ler esse livro e desde que vi essa edição lindíssima estou o namorando kkk
    Só fiquei mais ansiosa pra ler o mais rápido possível 🙂

    ❥Blog: Gordices Literárias

    • Raonny Metzker junho 1, 2016

      Realmente é uma edição linda! Acredito que você possa adorar a história! *-*

  • Maria Fernanda Medeiros maio 28, 2016

    Oi Raonny, adoro suas participações nos vídeos da Ju, com essa risada incrível.
    Bom saber que o livro é fiel ao filme, kkkkkk, é engraçado falar isso.
    Gosto muito do filme e achei essa edição maravilhosa! Fiquei ainda mais ansiosa do que estava antes, pois ainda tava aguardando ouvir críticas positivas antes de embarcar nessa leitura.
    Beijos :*

    • Raonny Metzker junho 1, 2016

      Olá! Rsrsrs, obrigado!!! Engraçado não é? O livre é fiel ao filme rsrsrsrs! Tenho certeza que você vai curtir o livro! ♥