Resenhas

O DRAGÃO DE GELO, de George R. R. Martin

15 de dezembro de 2015

1

Há uma certa magia que habita o interior das crianças. Elas conseguem enxergar além do que os adultos veem. Adara conseguiu se aproximar de uma criatura temida por todos do reino em que vivia. Uma criatura enorme, com dentes afiados, asas gigantes e… Completamente encantadora.

2

O Dragão de Gelo é um livro escrito por George R. R. Martin, autor de obras literárias de grande sucesso como é o caso da série As Crônicas de Gelo e Fogo. O livro conta a história de uma menina que nasceu num período de inverno rigoroso, diferente de todas as outras crianças. Adara ama o inverno e não se sente incomodada pelo frio, ama brincar na neve e com as criaturas que surgem quando o branco cobre toda a terra. O reino no qual vive é habitado por homens gananciosos que buscam poder a qualquer custo. Em meio a uma guerra travada entre cavaleiros de dragões Adara tenta manter o encanto do inverno vivo em seu coração. Ela não gosta dos dragões comuns. Apenas um deles a atrai e a deixa completamente fascinada: o Dragão de Gelo. Ao vê-lo pela primeira vez uma curiosa e inusitada relação se estabelece e evolui de forma bela e cativante. Juntos, Adara e o Dragão de Gelo apreciam o mais belo que há no inverno, mas chega um momento em que precisarão interferir na guerra que tem deixado um rastro de cinzas e sangue.

4

Apesar de ser um livro curto e de rápida leitura a história da garotinha que se torna amiga de um dragão é apaixonante. George R. R. Martin escreveu algo que é voltado para o público infantil, mas que é capaz de encantar qualquer um. As belas ilustrações feitas por Luis Royo já deixam o leitor maravilhado e essa beleza é realçada com a narrativa do autor.

7

Adara é uma perfeita alusão ao crescimento do ser humano. É uma criança silenciosa e quieta diante de outras pessoas. Quando está em seu mundo particular liberta seu verdadeiro eu. Só após um tempo é que ela decide se aproximar dos que a cercam e se sente à vontade para mostrar sua verdadeira essência. Isso acontece com muitos no mundo real. Muitas vezes não nos sentimos confortáveis em compartilhar com as pessoas o que temos guardado dentro de nós. Sentimentos, emoções, situações. Tudo isso encontra-se guardado na alma e só quando há confiança pode ser compartilhado.

5

Dizer que O Dragão de Gelo fala de amizade é um fato, porém incompleto. Sem sombra de dúvidas a história traz uma mensagem de amizade e de amor, mas possibilita àqueles que a leem usar o melhor que a imaginação pode produzir. Livros de fantasia fazem o que nenhum outro livro consegue: ascendem seus leitores a universos que não precisam de explicação lógica, apenas de uma mente livre e um coração aventureiro. Toda vez que Adara sobe nas costas geladas do dragão invernal ao longo dos sete capítulos do livro a fantasia se espreita por todos os cantos da imaginação do leitor.

6

Não importa se a quantidade de páginas de uma obra é pequena, média ou grande. Pouco interessa se ela é voltada para determinado público. Algo maravilhoso quer ser passado, algo que dispensa cerimônias. Nada mais é do que uma mensagem. Mensagem essa que faz de tudo para atingir a mais profunda emoção de um leitor. O Dragão de Gelo cativa facilmente, consegue ser aquele tipo de livro pelo qual podemos ter um carinho especial, o tipo de livro que traz um mundo de fantasia com referências já conhecidas, mas totalmente inéditas e originais. É uma pena que a história não possui mais páginas para dar maiores detalhes da vida de Adara e do próprio dragão. Lamentar assim é normal (e positivo) quando se gosta muito de uma história e de suas personagens. 

8

A criatura mais uma vez encontrou Adara trabalhando em um castelo diferente, em um lugar diferente nos campos, sozinha como sempre. A garota o observou chegar, correu até o dragão quando ele pousou e o abraçou com força. (…) Juntos, pela primeira vez, eles voaram. (…) Sobrevoaram a fazenda de seu pai e ela avistou Geoff bem pequeno lá embaixo, sobressaltado e com medo, e soube que o garoto não podia vê-la. Isso a fez dar uma gargalhada gélida e tilintante, uma gargalhada tão nítida e fresca quanto o ar do inverno.

3

Tomara que todos possam se divertir como Adara ao lerem este lindo livro e que possam voar nas asas da imaginação como ela voou sobre o reluzente e gélido dragão.

Editora: Leya
IBSN:  9788544100905
Gênero: Fantasia
Páginas: 120
Adicione: Skoob
Minha avaliação:★★★★

já viu os relacionados?

Deixe seu comentário

Comente com o WordPress

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *