Resenhas

Onze Semanas, de Ernani Lemos

13 de novembro de 2015

Onze3

Onze Semanas, de Ernani Lemos, é um romance real, profundo e sensível, que encanta e emociona o leitor através de uma história, até certo ponto comum, porém extremamente bem contada. Espero que se apaixonem tanto quanto eu. Aproveitem para participar do sorteio de um exemplar do livro ao final do post!

Onze4

Este foi mais um daqueles livros que me surpreenderam do início ao fim e que eu não consegui largar um minuto sequer. A leitura foi muito prazerosa, tanto que quando olho para trás acho que não deveria tê-lo lido tão rápido, pois ele deixou um gostinho de saudade.

Onze6

Mãe e filha, um dos laços afetivos mais fortes do mundo. Mas, será?

De um lado temos Meg. A vida de Meg nunca foi fácil, desde muito novinha se sentia rejeitada pela mãe, vivendo em um ambiente familiar conflituoso onde tudo que ela desejava era atenção. Com a chegada do irmãozinho mais novo as coisas também não melhoraram, ela chegou até a morar com a tia, antes mesmo de tudo ir por água abaixo. Após vários anos de distanciamento, e agora já uma mulher formada e dona de si, Meg ainda não consegue engolir o relacionamento falido que foi o seu com sua mãe. Como alguém que não compreende uma parte crucial de sua vida pode conhecer a si mesmo e seguir adiante? Meg tem várias questões entaladas na garganta e isso a corrói por dentro detonando todos os seus outros relacionamentos, até consigo mesma.

Onze9
“No entanto,” continuou Meg, “acho que o mesmo acaso nos transformou em criaturas imensamente capazes de se apegarem umas às outras e de se amarem mutuamente quase ao nível da insanidade”

Do outro lado temos Claudia, uma mulher que foi mãe muito cedo, cuja vida foi de um extremo ao outro. Agora ela está doente, seu câncer já não lhe concederá muito tempo, e tudo que ela deseja nesse momento e se reconciliar com sua filha, o grande amor de sua vida. Mas para isso ela terá de revelar a Meg toda a sua história de vida, para que enfim ela encontre as respostas que tanto procura. Só assim Claudia poderá partir em paz.

A forma que Claudia escolheu para revelar sua história foi um tanto peculiar. Ela escreveu um diário (ou um livro de memórias, se assim preferir) para entregar a Meg quando partisse. Após a visita de sua filha no hospital, Claudia decide entregar-lhe o manuscrito capítulo por capítulo, em troca de saber um pouco mais sobre a vida de sua filha, a qual ela mal conhecia. Relutantemente Meg aceita o “jogo” criado por Claudia e a cada visita ela leva um capítulo do diário de sua mãe para casa e conta-lhe um pouco sobre sua juventude longe da mãe, suas experiências profissionais e amorosas. Da forma mais inusitada, mãe e filha começam a se conhecer de verdade.

Onze7

Onze Semanas é um livro extremamente sensível ao tratar de sentimentos e dores humanas, o autor mostra que compreende e é capaz de descrever do mais brando ao mais intenso sentimento, seja de arrependimento, perda, angústia ou compreensão e perdão. É uma história que, a princípio, pode parecer comum, como um caso lido no jornal, mas que de tão realista torna-se dolorosa. O talento do autor torna a leitura algo verossímil e irresistível ao leitor. A leitura é quase um reconhecimento de tantas e tantas histórias de Megs e Claudias, mães e filhas, que se encontram e desencontram todos os dias. E não apenas mães, mas pais, tios, irmãos, avós… Onze Semanas trata de um tema muito mais profundo da alma humana, as relações de pertencimento e afeto entre as pessoas, e as pessoas que fazem parte de quem somos, por escolha ou não.

Onze8
“Existe entre as pessoas uma escravidão de culpa. Após anos de ameaças e chibatadas invisíveis, que só machucam por dentro, muitos de nós se acostumam a carregar a culpa dos outros”.

Esse é o tipo de leitura que te pega de jeito. Uma grande amiga minha diria que é bem no estilo “soco na boca do estômago” (risos). A narrativa é belíssima e cuidadosamente construída, a sensação que temos é que o autor escolheu cada palavra e leu cada linha em voz alta só pra ter certeza de que soaria bem. O livro nos provoca um profundo encantamento durante toda a leitura e ao fechar a última página parece que desabamos junto com ele. Foi uma leitura muitíssimo prazerosa e com certeza foi uma das melhores que fiz este ano. Realmente me apaixonei pelo livro (ninguém percebeu, né?). 

Onze-1

Para quem quiser me ouvir suspirando mais um pouco por Onze Semanas, segue a resenha em vídeo:

Sigam os passos no aplicativo abaixo e concorram a 01 exemplar de Onze Semanas! 🙂

a Rafflecopter giveaway
Editora: Chiado
IBSN:  9789895144365
Gênero: Romance
Páginas: 248
Adicione: Skoob
Minha avaliação:★★★★★

Redes sociais do livro/autor: 

FacebookTwitterInstagram・ Skoob

Adquira o livro aqui: Chiado Editora | Livraria Cultura


Regras do sorteio: 1 – O ganhador tem até 3 dias úteis para responder o e-mail com seu endereço. 2 – O envio do livro será realizado em até 15 dias úteis após o envio do endereço. 3 – O envio do livro será realizado pelo(a) autor(a). 4 – Somente serão aceitos endereços dentro do território brasileiro.

já viu os relacionados?

Deixe seu comentário

Comente com o WordPress

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • […] Conheça também Onze Semanas, romance do Ernani Lemos […]

  • Claudia Coelho março 28, 2016

    JuHh, li este livro por causa da sua empolgante resenha! Que livro maravilhoso! Amei e vou amar para sempre! Também estou indicando pra todo mundo! Li muito rápido, não conseguia esperar para saber o que iria acontecer. Adorei muito! Bjs. Adoro vc.

  • Isabele Fileto novembro 18, 2015

    Depois da sua resenha maravilhosa , fiquei apaixonada por esse livro, perfeito , quero muito , muito ler..

  • Julia M. novembro 17, 2015

    Me deixa muito contente youtubers como você, que fazem questão de ler livros brasileiros e fazer indicações. Gostaria que houvessem mais youtubers assim, sinto falta desse tipo de indicações! Ah, a premissa do livro é muito interessante!

  • Joice Cruz novembro 17, 2015

    Quero muito este livro !!!! :ooo
    Assim que assisti sua resenha procurei saber o preço online.. ele não é caro mas não posso comprar agora !! :'(
    Obrigada Ju pelo o incentivo que você nos dá. Suas resenhas nos fazem ter “água na boca” pra ler os livros. Bj ♥

  • Beatriz novembro 16, 2015

    Acho que essa é a primeira resenha de livro que me deixou 100% com vontade de ler ele! Eu tenho certeza que, só pela sua descrição, eu vou me emocionar muito durante a leitura :’) me identifiquei com alguns aspectos. Aposto que é lindo!

  • Juliana Garcez novembro 15, 2015

    Oi, Ju! Tudo bem?

    Eu nunca ouvi falar desse livro, então, li a resenha sem nenhuma expectativa e: UAU! Acabei me apaixonando pela premissa. Além disso, confio muito no seu gosto literário e saber que você amou essa leitura me deixa bem curiosa!

    beijos.

  • Débora Alves novembro 14, 2015

    Já estou participando, adorei.

  • Andrey Hugo novembro 14, 2015

    Mais uma ótima resenha sua…e vc é linda demais mds rsrs.
    Fiquei curioso pra conhecer o livro.
    Participando do sorteio 🙂

  • Juliana Pimentel Masela novembro 13, 2015

    Juju boa noite !!! Eu fiquei super interessada em ler esse livro. É muito bom ouvir você contando e sentir que a história marcou para você. É maravilhoso qdo os livros dão essas emoções e nos fazem suspirar. Já pesquisei na página da Cultura. Mas serei uma alegria ser sorteada ??. Beijos Juju e Parabéns pelo seu trabalho

  • Caio Lins novembro 13, 2015

    Resenha mais que perfeita, daquelas que te desperta o interesse no livro de forma instantânea, obrigado Ju pela tua dedicação. Sem dúvida uma das melhores booktubers brasileiras.

  • Isabella Alvarez novembro 13, 2015

    Eu lia a resenha imaginando um filme em preto e branco, daqueles em que a trilha sonora inunda as cenas e os atores arrasavam com a interpretação, fazendo essa história sensacional ficar melhor ainda.

  • Ana Carolina Zimmermann novembro 13, 2015

    Adoro suas resenhas ♥
    Participando do sorteio para ter a chance de conhecer essa obra 🙂

  • Daniana Bittencourt novembro 13, 2015

    Esse livro já estava na minha lista de interesses. Agora com a sua resenha, ele entra para a minha meta de leitura! 😀

  • Beatriz Cavalcante novembro 13, 2015

    Eu adoro suas resenhas sempre sinceras e o jeito que você fala de cada livro cheia de sentimentos. É tão verdade e contado de um jeito que me faz ter vontade de ler qualquer coisa que você fale sobre. Também acabo conhecendo vários livros nacionais que não são tão divulgados através de suas resenhas. 🙂

    Não conhecia o livro e fiquei interessada. Gosto muito de livros que fazem a gente refletir ou aqueles livros meio bad então acho que vou acabar curtindo. <3

    Beijos!

  • Janice novembro 13, 2015

    Gosto muito de histórias assim, onde um segredo guardado no passado acaba transformando a vida dos envolvidos, principalmente das pessoas que não sabem sobre ele, e no final, quando é revelado, transforma tudo novamente, geralmente para o bem de todos. Li um livro com esse “formato” de história, e também me tocou bastante, principalmente porque no começo eu detestava a personagem e no final queria levar ela para casa. O nome do livro é Jardim de Inverno, da Kristin Hannah. Estou com a resenha dele pronta, mas ainda não tive oportunidade de publicar, porque eu li junto com uma amiga e nós combinamos de fazer um vídeo juntas falando sobre ele, mas ainda não conseguimos…