Resenhas

Intergaláctica, de F. P. Trotta + SORTEIO

01 de agosto de 2015

IMG_7144

Intergaláctica, de F. P. Trotta, é um livro nacional de Ficção Científica que promete desconstruir tudo que o leitor pensa que sabe sobre o planeta e o universo em que vivemos. Foi publicado pela Editora Livros Ilimitados em 2015.

IMG_7080

Recebi esse livro do autor e de cara fiquei bem ansiosa pela leitura, é bom saber que novos autores brasileiros estão se destacando em gêneros literários cada vez mais interessantes. Primeiramente, gostei muito da edição da Livros Ilimitados, assim como no livro Redenção, as páginas são ásperas e mais espessas que o comum, com espaçamento e margens muito confortáveis a leitura, além da capa linda e algumas outras páginas cuidadosamente decoradas. O que pecou um pouco foi a revisão, a qual o autor me garantiu que já está em andamento para os próximos exemplares.

IMG_7096

Onde estaria a segunda Terra? Este é o questionamento principal do livro. A frase da capa. A história começa de trás para frente mas sempre nos guiando para esse mesmo questionamento existencial: existe vida em outros planetas? Vida inteligente? Aonde estaria? 

{ Clique aqui para assistir ao Book Trailer de Intergaláctica }

IMG_7103

A narrativa começa em terceira pessoa, contando a infância de Amanda Collins com seu pai, o cientista Oswald, um homem prodígio, cientista premiado, sempre a frente de seu tempo fazendo descobertas importantes e inventando algumas bugingangas tecnológicas úteis. Amanda, muito jovem, descobre no laboratório de seu pai um experimento perigoso e ultra-secreto, e esses acontecimentos desencadeiam uma série de problemas na vida da menina. O livro então dá um salto no tempo, nos apresentando uma Amanda adulta, acordando e se recuperando de um coma severo causado por meningite aguda. Amanda então conduz a narrativa deste livro até seu desfecho.

IMG_7117

Ao sair do longo coma, Amanda se reencontra seus antigos pacientes – ela era psiquiatra – e amigos, Stryker e Ripley, e também conhece uma amiga deles, a Lina. Em um encontro casual, logo após se recuperar do coma, o grupo é abordado por homens disfarçados de policiais que pretendem prende-los sob falsas acusações. Indignada e coberta de suspeitas, Amanda defende a si e seus amigos liderando a fuga. O grupo então se refugia e Amanda conta-lhes toda a sua história, de como a ambição e obsessão de Oswald por poder colocaram sua vida em risco e revela suas suspeitas sobre a empresa do pai, A Firma.

IMG_7099

Em meio a perseguição, a NASA comunica que finalmente estão organizando uma missão espacial para Europa, uma das luas de Júpiter, onde há indícios de vida. A população está com grandes expectativas, não se fala de outra coisa! A ideia de que pode existir vida extraterrestre e outros planetas habitáveis na galáxia ao mesmo tempo fascina e amedronta a população, coloca em jogo todas as suas crenças e noções de “quem nós somos”. A abordagem do autor nesse aspecto é extremamente perspicaz, mostrando ao leitor todas as possibilidades de reação da população.

IMG_7101

Ligando os pontinhos, Amanda consegue imaginar quais seriam os planos de Oswald e d’A Firma frente a essa descoberta tão importante da NASA. Com os trunfos na manga, o quarteto de amigos resolve se infiltrar n’A Firma e acabar com os planos de Oswald que ameaçam toda a humanidade. Infelizmente nem tudo é tão simples quanto parece e Oswald ainda tem muitos segredos guardados. O grupo acaba se vendo refém de uma armadilha muito bem elaborada e encurralados em uma missão interestelar que pode leva-los a lugares inimagináveis da galáxia e a viver experiências extraterrestres.

O autor brinca com a nossa curiosidade o tempo todo. Ele cria um mundo repleto de possibilidades, onde há vida extraterrestre – e inteligente – em novos e incríveis planetas, cenários espetaculares onde seres e criaturas de todo tipo são possíveis. As aventuras dos quatro personagens principais são descritas com muita maestria e criatividade de sobra. Em apenas um livro, o autor conseguiu ilustrar todas as expectativas e medos de uma população que ao mesmo tempo que se acha a mais poderosa e inteligente do universo, não sabe lidar com a mera possibilidade do contrário.

IMG_7085

Os personagens são muito cativantes, me apeguei muito a Amanda e Lina que constroem um relacionamento mútuo de amizade, confiança e entendimento. O ritmo do livro é frenético, o livro praticamente jorra conteúdo das páginas, as coisas não param de acontecer a todo tempo, preparem-se para muitas reviravoltas, até as últimas páginas. E cada uma de tirar o fôlego!

A impressão final que eu tive foi de que a história poderia ter sido desmembrada em, talvez, uma trilogia, e assim poderia transcorrer com mais fluidez, analisando pela quantidade de conteúdo que possui. Tenho certeza que com o talento do autor para criar universos dos mais complexos, ele daria show em uma série de livros de ficção científica. Ainda assim, mesmo com o ritmo acelerado, consegui apreciar cada personagem e criatura que dão vida a história. A escrita é leve e repleta de diálogos bem construídos que completam o enredo e atmosfera do livro. É uma história eletrizante, enigmática e faz o leitor viajar por completo!
  IMG_7116

O Franco cedeu três exemplares do livro para sortear para os leitores aqui do Nuvem Literária! Vocês tem 01 semana para concorrer, é só seguir os passos no aplicativo abaixo! Boa sorte! 

  a Rafflecopter giveaway

Editora: Livros Ilimitados
IBSN: 9788566464566
Gênero: Ficção Científica
Páginas: 279
Adicione: Skoob
Minha avaliação:★★★★

Redes sociais do livro Intergaláctica 

FanpageTwitterSkoobGoodreadsSite (em construção)

{ Adquira o livro aqui }

já viu os relacionados?

Deixe seu comentário

Comente com o WordPress

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Viviane Lucena agosto 7, 2015

    Já vi algumas pessoas falando desse livro e de como o autor poderia ter feito uma duologia ou trilogia, ou até mesmo fazer um livro mais grosso. Adorei o tema do livro, ultimamente tô adorando ler algo que envolva um outro planeta com vida. Espero lê-lo em breve!! Bjs.

  • Helio de Oliveira e Souza agosto 7, 2015

    A historia e cativante e cheio de intrigas e reviravoltas e ver como a historia se desenvolver me parece interessante gostaria de ler e saber mais sobre o autor

  • Juliana Ferreira agosto 6, 2015

    Me apaixonei por um livro com um tema parecido, foi Ponto de Impacto de Dan Brown, se tornou meu primeiro livro preferido, daqueles que vce termina de ler e fala ”Nossa!”. Tudo que tem esse tema pode mandar que eu tô levando. Só fiquei em dúvida em uma coisa, geralmente livros com folhas mais grossas a leitura é bem mais rápida, aconteceu com a menina que colecionava borboletas, e eu gosto de ficar bastante tempo com um livro.
    Email para contato: alvara.sunchert@hotmail.com

  • jaqueline agosto 5, 2015

    Doida p/ ler!

  • Sergio Medeiros agosto 5, 2015

    Fiquei curioso! Mas espera, o que você fez com a capa do livro na terceira imagem?! Assim você quer me matar! Serio, não faz isso, meu coração de papel e tinta não aguenta!

  • Daniel agosto 5, 2015

    Finalmente um novo livro de ficção científica, (e ainda por cima é brasileiro)

  • Tatiane agosto 5, 2015

    Adorei a resenha e estou super curiosa para ler este livro. Adoro livros de ficção! ^^

  • yasnaya agosto 4, 2015

    Ehhhhhhhhhhh nunca mais li nenhum livro nesse estilo
    E que edição né!!!!!!!!!! Ai linda.
    Poxa como ele é novinho hahaha e livro nacional, que beleza, fiquei curiosa 😉

    Queroooooooooo hehe

  • Denise Naomi agosto 4, 2015

    Gosto das suas resenhas, e do modo como você transmite sua opinião. Adoro ler as resenhas dos seus livros. E me interessei muito por este também. Ansiosa para ler ^^
    Sucesso,..bjsss

    • Juliana Cirqueira agosto 4, 2015

      Oi Denise! Muitíssimo obrigada, fico super feliz! <3
      Que legal, espero que consiga ler e que goste! Boa sorte no sorteio! 🙂

  • Saulo Dias agosto 3, 2015

    Quando li a sinopse deste livro nem me chamou muito atenção, mas quando assisti o video com a resenha, nossa, mudei total minha opinião! Louco para ler.

  • Kaiene Rodrigues agosto 3, 2015

    A história parece ser muito interessante…Mas um que eu quero pra minha enormeeeeeeee lista de livros desejados 🙂 Sua resenha ficou ótima,parabéns 😉

  • Laís Leite agosto 3, 2015

    Fiquei super curiosa pra ler o livro, adoro temas que envolvem ficção e universo 😉

  • Jonatas Gomes agosto 3, 2015

    Como sempre, ótima resenha! Parabéns guria! ^^

  • Victória Souza agosto 3, 2015

    Nunca tinha ouvido falar desse livro e também nunca li um de ficção científica,mas achei muito interessante a sua resenha!

  • Lucas agosto 3, 2015

    Pelo jeito que vc falou fiquei com MUITA vontade de ler agora
    Parabéns pela resenha 😉

  • Alessandra Fernandes agosto 2, 2015

    Amei de paixão o design do livro. Eu não conhecia ainda e confesso que fiquei super curiosa para conhecer mais dessa leitura que parece incrível, principalmente por ser de um autor brasileiro. A premissa do livro me encantou muito, adoro quando o tema aborda o que pode estar fora deste planeta, é algo que chama muito minha atenção.
    Bjs Ju!!!

    • Juliana Cirqueira agosto 4, 2015

      É lindão mesmo!
      Os livros de autores nacionais estão cada vez melhores!
      Também me chama atenção esse enredo, espero que leia e goste.

      Beijos!

  • Oie! Adorei a resenha e fiquei super interessada no sorteio e a respeitos dos livros!! Adoro o seu blog e acompanho todos os seus videos no YouTube! Beijos linda❤

  • Feh agosto 2, 2015

    Estou muito ansiosa para ler o livro szsz

  • Renata agosto 2, 2015

    Eu ainda não conhecia o livro nem a página do mesmo, agora foi tudo de uma tacada só, anotei a dica e quem sabe ganho o sorteio?
    Bjs

    • Juliana Cirqueira agosto 4, 2015

      Oi Renata!
      O autor vai sortear 3 exemplares, vai que você não ganha mesmo? hehe

      Beijos!

  • Nicolle agosto 2, 2015

    Adorei a resenha, acho super legal também dar mais incentivo os escritores brasileiros. Obrigado pela dica.

  • Marcela Antunes agosto 2, 2015

    Muito boa a resenha, a história parece ser muito interessante! Vocês estão de parabéns, estou ansiosa para ler o livro!

  • Rayla agosto 2, 2015

    Não conhecia mas só pelo nome já me apaixonei pelo livro *-* E tudo que escreveu sobre chamou mais ainda minha atenção.

  • Marcella agosto 2, 2015

    Muito bom ver autores nacionais se aventurando na ficção! Ansiosa para ler e deixar minha opinião

    • Juliana Cirqueira agosto 4, 2015

      Eu também fico super feliz com essas descobertas, autores novos se aventurando em gêneros tão legais.
      Espero que leia e goste muito! 🙂

  • Edna agosto 2, 2015

    Oi Ju, tudo bom?
    Já faz um tempo que eu estou curiosa para ler esse livro mas nunca tinha pesquisado muito sobre ele. Adorei a sua resenha, fiquei com mais vontade de conhecer o mundo criado pelo autor, e quem sabe em suas próximas obras ele te escute e crie uma trilogia né? Haha é um livro muito bonito
    Beijos

    • Juliana Cirqueira agosto 4, 2015

      Oi Edna! Tudo ótimo, espero que contigo também! 😀
      Obrigada! Fico feliz que tenha gostado. Parece que vai ser uma duologia, falei com ele, hehe.
      Boa sorte!

  • Michel Luciano Luis agosto 2, 2015

    Uau me deu muita vontade de ter e ler o livro ?

  • Carolina agosto 2, 2015

    Ju, já tinha visto que você ia ler esse livro no seu clube do livro e fiquei loucaaa para ler. Acho que vou dar um tempo no seu canal porque todo livro que você mostra eu quero kkk vou a falência. Beijos :*

    • Juliana Cirqueira agosto 4, 2015

      Hahahahaha boba! Espero que esteja gostando dos livros que indico! 🙂
      Boa sorte no sorteio!

  • Wanessa agosto 1, 2015

    Oi, Ju! Achei a resenha o máximo e fiquei super curiosa para ler o livro. Ele parece ser maravilhosoo!! <3
    Sucesso com o blog. Beijos

  • Marcus agosto 1, 2015

    Ótima resenha, parabéns pelo blog!

  • Bruna Bassan agosto 1, 2015

    Oi Ju, adorei a resenha do livro, e tenho só um de ficçãoccientífica que é Eu, Robô! Quero muito esse livrooooooo. Hahaha Beijão

  • Vitória Dourado agosto 1, 2015

    Nossa, Jú, adoro suas resenhas! Estou ansiosa para ler esse livro. Tão lindo! ?

  • Giovanna Sanches agosto 1, 2015

    Nunca tinha ouvido falar nesse livro, adorei a resenha, Ju! Como sempre, acessar seu blog só faz minha wishlist au

  • Raquel Moritz agosto 1, 2015

    Oi Ju! Sou louca por ficção-científica e esse livro me chamou a atenção por ser desse gênero e principalmente por ser nacional. Fico tão orgulhosa de ver esses trabalhos por aqui. Pena que eu não vi ontem porque teria postado dentro do mês especial do Vórtice. :'( Mas ainda vou indicar lá.

    Bjo grande!

  • Allan agosto 1, 2015

    uau, livro lindissimo e com uma historia interessante! Gosto mt de ficção! Me lembrei um pouco de Contato do Carl Sagan nessa busca por vida inteligente.