Tags

De Leitor e Louco todo mundo tem um pouco

28 de Março de 2015

 Hábitos estranhos relacionados aos livros, leitura e coleção

IMG_3773

Este post faz parte da coluna #BlogagemColetiva da Sociedade dos Blogs, grupo de blogueiros que participo no facebook. Vocês podem conferir todos os posts que já foram feitos por mim clicando na hashtag acima.

O tema escolhido para março foi De Leitor e Louco todo mundo tem um pouco, onde devemos escrever sobre nossos hábitos (estranhos ou não) como leitor e/ou colecionador de livros. Achei a ideia desta postagem incrível porque apesar de eu não ter tantos hábitos diferentes quanto à leitura (eu acho) vou poder conhecer um pouquinho mais sobre os hábitos dos outros blogueiros e dos meus leitores através dos comentários!

A louca dos post-its 

Essa é boa. Resolvi começar pelos queridíssimos post-its porque gente, eu não uso pouco, haha. Acho que muitos leitores sofrem desse “mal” (muito entre aspas). É terrível quando você está lendo em algum local público e de repente encontra uma citação maravilhosa no livro e percebe que esqueceu seus post-its em casa! Nossa, é o fim. Eu tento sempre carregar comigo, mesmo que acabe não utilizando, levo aqueles de papel colorido para escrever mesmo (de diversos tamanhos), e aqueles outros de plástico apenas para sinalizar alguma citação ou passagem que eu ache legal no livro. Sinceramente acho esse um hábito comum e saudável entre os leitores então esse não entra na categoria esquisitice. Por mais que eu tenha um arsenal gigante de post-its em casa eu nunca resisto a comprar mais alguns que eu ache bonitinhos em alguma papelaria, é inevitável.

A temida organização da estante

Esse também é um item que eu levo muito a sério. Sinceramente acho até que tenho um pouco de “toc” com relação a isso, mas como estou atualmente com pouco espaço para organizar meus livros (tenho apenas uma estante com 8 nichos), estou tentando superar essa neura. Eu já tentei organizar meus livros de todas as formas possíveis, por cores, por autor, por editora, por gênero, por preferência… enfim! Sempre acabo insatisfeita, haha. De tempos em tempos estou mudando a organização, mas não tem jeito, acho que só quando eu tiver uma biblioteca enorme em casa vou sossegar (ou não)! Outra coisa relacionada a essa organização seria “catalogar” os livros ou fazer um controle da biblioteca, isso eu não faço, olha só. Eu mandei fazer um carimbo uma fez com meu nome para carimbar todos os livros como parte do meu “acervo pessoal” mas acabei não continuando com esse hábito.

Viciada em fotos de livros

Sim, sim, eu fotografo 99% dos meus livros por puro prazer. Seja para postar no instagram, na fanpage, no twitter, eu estou sempre fotografando todos os livros novos que chegam na minha estante e AMO fazer isso. Algumas vezes eu aproveito pra já tirar umas fotos mais caprichadas para futura resenha. Engraçado que eu gosto mais de fotografar objetos (em especial livros) do que pessoas e AMO fazer uma composição bem legal de objetos com eles, tem vezes que eu até compro objetos específicos para fotografar com determinado livro, ou então compro objetos de decoração só porque eu sei que eles combinariam com alguns livros ou ficariam bonitos em fotos, haha. Compro o objeto só porque é fotogênico, olha só! Acho que um dos meus grandes pequenos prazeres da vida é fotografar livros pois une duas coisas que amo, livros e fotografia. Tem vezes que eu curto tanto o resultado final de uma foto que fico babando nela por muito tempo, as vezes abro a foto e fico só observando. Maluquice minha?

post-loucos

Abraçando livros 

Quem aí nunca abraçou um livro? Seja por ser um livro que você queria muito e finalmente adquiriu, seja porque amou a história de paixão ou simplesmente porque ele entrou pra sua coleção. Nós, amantes de livros, somos cheios de “tocs” e carinhos com nossos livros, não é verdade? Eu sempre abraço meus livros quando estou feliz com eles, hahaha. Sei que parece loucura mas é algo meio impulsivo. Meu marido me chama de louca quando me pega fazendo isso, mas ok.

Controle de leitura

Esse item não é maluquice nem nada disso, minha opinião, claro. Eu sempre anoto os livros lidos em uma cadernetinha estilo moleskine que tenho, sempre coloco o ano no topo da página e escrevo os livros enumerando os lidos em ordem cronológica. Acho isso bem básico e realmente é satisfatório em termos de organização apenas, mas eu também utilizo o skoob para organiza-los porque lá posso colocar quantas estrelinhas eu dei pro livro, controlar os que quero ler mas não tenho, e os que estão na minha estante para serem lidos (além de poder fazer as trocas pelo skoob né?). Ainda tenho uma “agenda” meio caderno, sem pauta, onde quero organizar os projetos e desafios literários que participo (e pretendo participar) mas ainda não tive tempo e disposição para arruma-la, mas quando conseguir tenho certeza que vai ser super útil para controle de leituras. Além do que, não consegui ainda achar aqueles multi-divisores coloridos para dividir as categorias da agenda, não acho em papelaria nenhuma por aqui.


Acho que é isso, gente. Não tenho hábitos muito estranhos, confesso, não costumo anotar nem escrever nos livros (tenho dó!), nem amassar a lombada de um livro gordinho pra ler melhor, nem colocar o meu nome eu coloco, haha. Antigamente eu carimbava mas perdi a empolgação com isso faz tempo. Cheirar livros, entrar em livrarias mesmo só pra olhar, apreciar capas e lombadas, tudo isso faz parte da minha rotina pessoal de leitora, então… É isso!

Contem-me nos comentários quais são os seus hábitos de leitores (bizarros ou não). 😀

já viu os relacionados?

Deixe seu comentário

Comente com o WordPress

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Beatriz outubro 3, 2017

    Oiee .. nossa me indentifico muito com as fotografias dos livros muitas e perdi então estou começando de novo mais eu não conhecia o post-it pequeno em tiras do grande, então eu achei uma ideia legal que estou pegando pra mim

  • Letícia Silva Abril 1, 2015

    Ficou ótimo o post parabéns, eu sempre adoro eles néh ?
    Seus posts são muito legais de ler e quase sai sua voz pelas palavras kkkk”
    Beijos !

  • Nise Março 31, 2015

    Como faz para fazer parte do grupo sociedade dos blogs? Não consegui achar no facebook.

    • Juliana Cirqueira Março 31, 2015

      Oi Nise,
      É um grupo secreto com poucos membros e só aceitam amigos mesmo. :/

      Beijos.

  • Lua Novaes Março 31, 2015

    Jú, como funciona a troca de livros pelo Skoob?

    • Juliana Cirqueira Março 31, 2015

      Tem tempo que você me pergunta isso, né? rs
      Desculpa, ainda vou te responder direitinho, é que é meio complicado assim por comentário e tal, é muita coisa.
      Basicamente você precisa habilitar seu skoob para ser PLUS, e através do PLUS você realiza trocas com outros membros solicitando o livro que você deseja e a pessoa tem um prazo pra aceitar ou não sua solicitação, daí ela te envia o livro e você marca como recebido, após isso a pessoa ganha tipo “1 ponto” que dá o direito de ela solicitar um livro de outra pessoa qualquer do skoob (que use o PLUS). Para trocar você precisar marcar seus livros como “troco” (aqueles que quer trocar) e quando você for no perfil de alguém estará lá indicando os livros que ela troca, ou você pode pesquisar o livro que deseja através do próprio PLUS (é uma aba no seu perfil do skoob). PS: A primeira troca você é quem deve enviar o livro para ganhar seu primeiro “1 ponto”, só após poderá solicitar livro de alguém.
      Tá confuso, eu sei. Mas eu ainda espero gravar um vídeo sobre isso. 🙂

      Beijos.

      • Lua Novaes Abril 4, 2015

        Hahahahaha… Nem se preocupe que eu entendi. Obrigada pela ajuda mais uma vez. beijos

  • ELBA REGINA ZARATTINI PERIDES Março 30, 2015

    Também amo o cheiro de livros! Não tenho o hábito de colar post-it, mas se quero escrever alguma resenha já leio destacando alguns trechos. Escrevo no Notebook mesmo. Gente… Na verdade escrevo no post-it virtual do notebook. kkkkk Outra coisa que adoro é marcador. Daqueles cheios de pedras coloridas, ou então aqueles de biscuit que tem a carinha, um cordão e do outro lado o pezinho. Adoro! Outra mania tem a ver com meu e-reader. Me divirto incluindo textos nele. Mas, efetivamente, só consigo ler o livro que eu tenho na versão física. Deixo o livro em casa e levo o e-reader na bolsa pra ler numa eventualidade. Depois volto pra casa e continuo a leitura no livro físico. Ou seja, ler somente pelo e-reader… não dá! rsrsrsrs

    • Juliana Cirqueira Março 31, 2015

      Hahahaha eu também, Elba!
      Sério? Eu não tenho paciência de copiar em nenhum papel nem escrever no próprio computador, tenho preguicinha, haha. Também amooooooo marcadores, até esqueci de falar deles, hehe. Só que eu nunca encontro desses com pelúcia, com patinhas e tal. Triste demais. 🙁

      Também não consigo ler muito em ebook, estou ainda acostumando com a ideia, rs.

      Beijos! <3

      • ELBA REGINA ZARATTINI PERIDES Abril 1, 2015

        Fica triste não, Ju. É só procurar direitinho que você acha. Nessas feirinhas de artesanato costuma ter. Beijos.

  • Raquel Moritz Março 30, 2015

    Eu <3 post-its!

    Tem livro que eu leio e acho okay e não marco nada, mas tem outros… <33333 Que é impossível não marcar as passagens mais legais, e quando vejo eu realmente marquei o livro todo, hahaha.

    Beijoca!

  • Jessie Março 30, 2015

    Oi fofa 🙂 Tudo bem?
    Eu sou dessas que também ama post its para marcar a página, mas a citação eu sublinho com marcador fluroscente memso. Faz tempo que eu também queria um carimbo fofo com o meu nome para colocar no livro, mas não achei, então eu comprei um furador lindo que deixa a forma de um coração e eu furo a primeira folha (aquela em branco) de todos os meus livros *-*
    Beijo
    http://www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    • Juliana Cirqueira Março 31, 2015

      Oi querida! 🙂
      Eu nunca tenho coragem de sublinhar hehehe.
      Que legal sua ideia para personalizar os livros, amei! Deve ficar lindo <3

      Beijos!

  • Daniela Farias Março 28, 2015

    Eu achando que não tinha nenhuma mania, até encontrar seu post! hahaha
    Não costumo colocar post-it nós meus livros porque nunca encontro um desse tipo que vocês tem por aqui, se eu tivesse acho que meus livros iriam ser todos marcadinhos!
    Fotografia e livros, tem coisa melhor do que fazer isso? Fotografe tudo mesmo, suas fotos são lindas! <3
    Já arrumei minha estante de 1000 jeitos diferentes e também não me agrado nenhum, acho que sofremos de "toc" mesmo! haha
    Beijocas Ju!

    • Juliana Cirqueira Março 29, 2015

      Huehuehuehue então você também tem manias, Dani? haha
      Fotografar livros é uma delícia, né? Também amo suas fotos. <3
      Hahahaha esse negócio da estante é sério né? kkkk.

      Beijo <3

  • Sérgio Magalhães Março 28, 2015

    Bacana. Adorei o texto e a organização. Só fiquei com um pouco de medo pois até agora nos posts relacionados a #BlogagemColetiva os meus hábitos foram os mais estranhos – eu sei, tenho que procurar um psiquiatra, hehe 🙂

    Parabéns e Beijos.

    • Juliana Cirqueira Março 29, 2015

      Oi querido! Obrigada! <3
      Sério? Hahahaha vou olhar seu post, fiquei curiosa! hehe

      Beijos!

  • Mônica Dobbert Março 28, 2015

    P.S: O grupo é secreto? Queria participar e não encontrei D: … acho que vou fazer esse post também, adorei 😀

    • Juliana Cirqueira Março 29, 2015

      Sim, é secreto. Ele é bem pequeno e são só umas pessoas amigas mesmo, que se conhecem pessoalmente e tudo. Mas pode ficar a vontade pra fazer o post, ok? Só mencionar que viu por aqui.

      Beijo grande! 🙂

  • Mônica Dobbert Março 28, 2015

    Hey, adorei o post, vejamos, por onde começar:
    Post-its: Acho que não existe leitor que não utilize. Estou lendo a biografia de Tolkien e nunca usei tanto post it na vida, é muito trecho bom e muita coisa pra anotar pra postar nas resenhas depois. Infelizmente, ainda não tenho tantos livros quanto gostaria, e de uns tempos pra cá, aprendi a desapegar, to vendendo vários, para poder comprar outros que desejo. Claro que tenho aqueles que AMO e não em desfaço por nada, mas quero dizer que não tenho tanto problema com organização da estante. Embora adore arrumar eles no armário.
    Tuas fotos são lindas, queria saber tirar fotos assim D: , sou péssima com foco e tudo o mais. Um dia aprendo.
    Uma coisa que me dói é não ter esse controle dos livros lidos. Devia ter começado isso cedo, recentemente comcei a anotar, mas já deixei passar tanta coisa =/ , também uso o skoob. Não costumo abraçar livros, mas cuido MUITO dos meus. Também não escrevo nome (e já tive vontade de comprar carimbo, mas não fiz isso AINDA). Eu normalemente abro o livro uns 50° graus no máximo pra não deixar marcas na lateral, e quase morro quando empresto um =/ … bjs
    http://www.moniitorando.com

    • Juliana Cirqueira Março 29, 2015

      Oi Mônica!
      Os livros que eu mais usei post-it na vida também são de Fantasia: As Brumas de Avalon. <3
      Eu não consigo ter esse desapego, haha, impossível doar ou vender os livros! huehue.
      Obrigada, querida! <3

      Mas sempre há tempo de começar, eu comecei em 2013 só, bem tarde até, rs.
      Eu anoto por precaução, vai que um dia não tem mais o skoob? :/

      Beijos!

  • Tarsila Martins Março 28, 2015

    Gente, e eu que nem tenho estante para organizar meus livros? Eles ficam entocados num quarto, e eu estou ficando louca já, mas meus problemas vão acabar quando eu me mudar e comprar uma estante pra mim <3
    Também gosto de tirar fotos de livros, mas geralmente guardo pra mim.
    Meu controle de leitura é feito pelo skoob, mas os livros que li a anos atrás, não sei nem mais a ordem que eu os li, fico doidinha com isso.
    Não acho que tenha nenhum hábito muito estranho…
    Beijos!

    • Juliana Cirqueira Março 29, 2015

      Hahahaha até agosto do ano passado eu também não tinha estante, não se preocupe! hehe
      É assim mesmo, com o tempo a gente vai achando espaço pros livros na nossa vida! <3

      Beijão.