Pessoal

Planos e perspectivas para 2015

26 de dezembro de 2014

IMG_3003

O fim do ano vai chegando e fica inevitável não pensar em como vai ser o ano seguinte, né? Faz um tempinho já que eu venho pensando em como eu quero que seja o meu 2015. Muitas mudanças vem por aí, tanto no blog quanto na minha vida pessoal. Eu sei que não costumo fazer esse tipo de post, mas as vezes sinto a necessidade de compartilhar esses pensamentos com vocês. Não são metas específicas as quais eu pretendo seguir nem planos que prometo cumprir, são apenas novas perspectivas para o blog e para mim e alguns desejos para o futuro.

Planos para o Nuvem Literária


  • Sem postagens fixas ou colunas no blog;

Decidi que não preciso de mais obrigações ou responsabilidades no que diz respeito ao blog. Eu amo escrever aqui, amo ver os posts prontinhos e responder os comentários de todo mundo, só que em 2014 muita coisa mudou na minha vida e hoje em dia eu confesso que tenho outras prioridades. Sejamos sinceros, o Nuvem Literária não é um espaço comercial, eu não ganho a vida com o blog, então preciso parar de me cobrar tanto por aqui. Colunas tipo o Desafio Mais Filmes em 2014 e o 52 Weeks Project muito provavelmente não estarão mais ativas em 2015. É possível que eu participe de alguns desafios ou coisas desse tipo, mas nada que seja obrigatório ou que tenha prazo estipulado. Preciso me desprender e desapegar porque o NL sempre foi um prazer pra mim e obrigação e prazer não combinam.

  • Mais resenhas;

Uma das coisas que pretendo fazer no ano seguinte é aumentar a frequência de resenhas por aqui e também em vídeo. Como eu já mencionei acima, nada será obrigatório, e por este mesmo motivo irei cancelar algumas das parcerias que tenho com editoras, porque eu já tenho livros demais por aqui para serem lidos e gosto de fazer tudo com muito capricho então prefiro assumir poucas editoras e fazer um trabalho bem feito do que encher o blog com um monte resenhas feitas na correria, antes qualidade do que quantidade.

  • Cara nova;

Criei o Nuvem há aproximadamente 1 ano e 4 meses e sempre utilizei este mesmo layout (theme), que comprei baratinho e pronto na Difluir, segui os passos e eu mesma instalei e modifiquei pequenas coisas, criei as páginas, categorias, etc. etc., tudo no próprio painel de controle do wordpress, bem simples mesmo porque eu não entendo bulhufas de HTML e programação. Sempre morri de vontade de ter um layout personalizado todo arrumadinho do jeito que eu sempre quis e com a cara do Nuvem, mas infelizmente ainda não pude investir $ no blog. Essa é uma das coisas que eu mais gostaria de fazer pelo blog em 2015, comprar um layout novo e uma ilustração personalizada. Ainda não tenho certeza se será possível muito menos quando, mas ando pesquisando e me programando para que isso se torne realidade o quanto antes.

 Novas perspectivas para 2015


  • Menos “wishlists”;

Sei que nós, blogueiras, adoramos fazer nossas wishlists de fim de ano, de aniversário, etc., mas esse ano quando pensei em fazer a minha wishlist de Natal percebi uma coisa muito importante: eu vivo aconselhando amigas e leitoras do NL a fazerem o seu melhor com o que tem. Tirar boas fotos com a câmera que tem, ter um blog legal mesmo sem precisar pagar uma fortuna por um layout, se vestir bem sem usar roupas caras de marca, etc. Tudo isso é realmente possível, então resolvi aplicar essa filosofia na minha vida também. Eu tenho um moooonte de desejos de consumo, sério, muitos mesmo! Mas percebi que não preciso me desesperar para compra-los nem ficar me martirizando por não ter isso ou aquilo. Gastei muito dinheiro neste fim de ano e isso me fez refletir sobre o que a gente quer e o que a gente realmente precisa. Com o tempo e com o esforço, as coisas que a gente quer virão. É bom ter um quarto lindíssimo para tirar fotos legais? Lógico. Mas é muito mais legal fazer fotos lindíssimas com o quarto que se tem.

  • Mais tempo em off;

Outra coisa que eu pensei muito neste mês foi no tempo em que passei na internet. Sei que tendo um blog (e instagram, twitter, canal no youtube, fanpage, etc.) é super difícil conseguir administrar tudo ficando “pouco” tempo na internet, mas eu decididamente preciso gastar menos tempo na internet no ano seguinte. Para quem não sabe, eu trabalho meio período e faço pós graduação, mas é bem provável que eu venha a trabalhar período integral no ano que vem – das 7:00 às 17:30 – além de continuar com a pós graduação e minha vida pessoal (lê-se esposa e dona de casa, haha) então meu tempo livre vai estar muito reduzido e eu não pretendo gasta-lo tanto assim com internet. Para ser sincera pretendo apenas descansar, ler, cuidar de mim e ter vida social – afinal de contas eu também tenho amigas offline, hehe. Por todos estes motivos acima, muito justificáveis, eu não pretendo ficar mais tanto tempo na fanpage no facebook ou nas outras redes sociais. Não vou sumir, claro que não, mas não devo ficar postando todos os dias. Eu sei que vocês entendem os meus motivos e irão me apoiar.

  • Escrever e postagens pessoais;

Dentre todas essas reflexões eu também percebi que amo escrever! Amo, principalmente, escrever esse tipo de post, que é tão pessoal. Talvez vocês vejam postagens pessoais aqui pelo blog de vez em quando, as vezes sinto que esse tipo de post serve como um desabafo e ao mesmo tempo uma forma de me orientar, de me ajudar a colocar as ideias no lugar, e de fato me ajuda a tira-las do campo das ideias e torna-las reais de alguma forma. Percebi que isso me faz bem. E se os leitores do NL também acharem uma boa ideia, haverão mais posts desse tipo por aqui. Essa questão da escrita não se restringe apenas ao blog, pretendo fomentar ainda mais essa prática na minha rotina do dia a dia.

  • Vórtice Fantástico Serra e eventos literários;

Eis aqui uma coisa que eu amei realizar este ano: evento literário! O NL organizou o Debate Literário | A Menina Submersa em parceria com a DarkSide Books e a Livraria Nobel Serra este ano e também iniciou um lindo projeto de clube do livro chamado Vórtice Fantástico Serra, também com a parceria da Livraria Nobel Serra. O Debate contou com a presença de 30 pessoas e foi um total sucesso de conteúdo e participação. O Vórtice continuará ativo em 2015 e contará com membros fixos, leitores assíduos e interessados em ler em conjunto e compartilhar opiniões.  Em 2015 o NL estará aberto a novos projetos e eventos desse tipo.

É isso pessoal! Espero que tenham gostado deste post. E aí, vocês também fizeram planos para 2015?

divisordelicado

ME ENCONTRE NAS REDES SOCIAIS:
SKOOB | GOODREADS | FACEBOOK | INSTAGRAM | TWITTER | YOUTUBE
Tags:

já viu os relacionados?

Deixe seu comentário

Comente com o WordPress

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Nanda Lima Janeiro 8, 2015

    Uma das coisas que me fez ler bastante em 2014 foi não ter me obrigado a ler determinados livros. Eu lia o que dava na telha na hora e funcionou! Tanto que li um monte de obras espetaculares.
    Descobri o seu vlog há pouco tempo e me tornei fã. Um feliz 2015 para você!

    • Juliana Janeiro 14, 2015

      Ei Nanda!
      Realmente, obrigação acaba com qualquer prazer! huehue
      Estou fazendo exatamente assim esse ano! Nada de obrigações! 😀

      Feliz 2015 pra vc também. <3

  • Jessica M Janeiro 2, 2015

    Olá Ju!
    Estou tentando criar metas mais acessíveis para esse ano. Assim como você estou tentando fazer menos wishlists, e sim coisas mais necessárias mesmo, e vou me virando com o tenho. Caso possível realizar alguns desses sonhos (principalmente os materiais), blz, senão tudo bem. Por um 2015 sem cobranças! rs
    Postagens pessoais sempre foi meu foco também, mas quero dar mais prioridade a eles esse ano. Parece que é justamente estes que dão mais vida ao blog, sabe?
    Feliz 2015 e tudo de maravilhoso pra você!
    Beijos.

  • Renata Cunha Janeiro 2, 2015

    Oi Juuu! Conheci o seu canal e blog há pouquíssimo tempo.. Deve ter um pouco mais de uma semana, e já vi praticamente todos os seus vídeos. Tenho um blog que se chama Mergulhando em Letras, que criei recentemente com o intuito de compartilhar um pouco sobre o curso de Letras (Português/Literatura) que iniciarei agora em 2015, assim como dicas de livros, entre outros. Aliás, foi procurando vídeos sobre o curso de Letras, que veio na busca do Youtube seu vídeo que é sobre o curso de Letras Inglês, e assisti a esse vídeo, gostei e comecei a assistir vários outros. Estou adorando descobrir blogs e canais no Youtube literários, pois é um segmento interessante e pouco abordado. Ah! Já encomendei um livro por indicação sua aqui no blog/canal, que é Coração de Tinta, fiquei encantada com a história e estou ansiosa para chegar!
    Fique tranquila quanto ao tempo que você fala aqui no post para 2015.. Eu também criei meu blog Mergulhando em Letras com o mesmo intuito, para que fosse uma coisa gostosa, sem muitas obrigações, afinal também adoro escrever.. Mas também trabalho fora, moro junto com meu namorado, e consequentemente também possuo obrigações com a casa! Fora que esse ano voltei a estudar e fazer minha segunda graduação, em Letras! Ou seja, meu ano também será muito corrido, mas estou muito animada, e pretendo também escrever no blog sem cobranças, afinal considero meu hobby! Parabéns pelo carinho com que vc faz o Nuvem Literária e seus vídeos, com certeza você foi uma das minha inspirações!
    Beijos

  • Elisabeth dezembro 31, 2014

    Oi Ju, fiquei quase dois dias pensando nas suas palavras e nada como o início de ano para colocar projetos em prática fazer um balanço do que se que deseja para os próximos meses você tenha Então espero que seus projetos tenha sucesso e sua vida flua para a vitória.Estarei sempre visitando o seu blog lendo os livros que você indica Muito sucesso! 2015 de grandes realizações Espero te encontrar na Bienal do RJ Bjs!

  • Renata dezembro 27, 2014

    Oi Ju, tudo bem?
    Sempre é bom parar e respirar e colocar a vida nos eixos antes de fazer qualquer coisa. Trabalhar em período integral e dar conta da casa, do maridinho e do blog não é mole não, tem que equilibrar tudo na balança e colocar as listas de prioridades. Eu que trabalho em hospital sei bem como é…..nem sempre consigo me desligar do trabalho tão fácil….
    Para mim escrever é um prazer e por isso quando a gente se cobra tanto, fica complicado, né? O desafio dos filmes que para mim não era desafio nenhum kkkkkk foi bem legal, mas tb não consegui postar tanto quanto gostaria, apesar de ter visto muito mais que o programado. Não entrei em nenhum desafio de leitura justamente por isso, não gosto de ler “obrigada”, gosto de ler o que me der na telha, furar a fila com alguma leitura fora da minha “programação”, ler um livro que acabei de ganhar ou comprar….e apesar de ter passado dos 52 (acho que vou fechar o ano em 56) não me cobrei com nenhuma leitura (isso é chato demais) e não estou mais na escola para ler por obrigação! Te entendo perfeitamente!
    Gosto tanto desse seu layout, acredito que muitos curtem também…..se for mudar, não muda muito não…a carinha do blog já é essa, já está personalizada! Eu mudei o lay há pouco tempo, mas eu tinha feito o antigo meio nas “coxas” kkkkkkkk
    Eu sempre faço planos (sou a mulher das listas, cadernos e agendas, tudo meu é anotado, pois a minha cabeça é oca e eu esqueço kkkkkkk), mas gosto de fazer planos possíveis, para não ficar estressada caso não atinja as minhas metas. Montei um post de “planos para o blog em 2015”, mas não programei a publicação ainda. Ainda estou na leseira do final do ano ahahahaha
    Falei de monte, muito tagarela como sempre…

    Ju, no mais, um ótimo 2015 para ti e sua família!
    Amei fazer parte da “família nuvem literária” (assim que me sinto, pois adoro o blog e vc sabe!) em 2014 e espero continuar por aqui em 2015!
    bj bj bj

    • Juliana dezembro 28, 2014

      Renata e seus comentários giganteeeeescos! hehe
      É como você disse, não é molde não! Ainda ter que cuidar da casa e do maridinho então HUEHUE
      Eu também acabei assistindo mais filmes do que os 52 do projeto, porque tem meses que a gente vê um monteeee de filme, mas aí não vale a pena fazer o tipo de post que eu faço com 8 ou 10 filmes, fica muito cansativo. Aí geralmente eu seleciono os 5 ou 6 melhores. Mas filme é tranquilo de passar essa meta, nos livros é que eu fracassei um pouco haha, ainda não li os 52 do projeto 52 Weeks Project por conta do casamento, lua de mel, mudança e etc… Mas ainda assim acho que meu ano literário foi muito bem sucedido hehe. 😀
      Ahhh eu tô meio enjoada desse lay, mas não vou perder a essência do Nuvem não, também gosto muito dele assim e dos formatos que eu uso nos posts, etc.

      Um ótimo 2015 pra você também! Que Deus abençõe muito você e sua família nesse ano que inicia.
      Que boooom que você pensa assim, pode se considerar membro oficial do Nuvem, hehe. <3

      Beijão! <3