DIY

Como fazer o seu terrário de cactos e suculentas – passo a passo

14 de novembro de 2014

IMG_2523

Oi pessoal! Mostrei lá no facebook o terrário que eu fiz de cactos e suculentas, e perguntei quem queria que eu mostrasse o passo a passo dele no blog. Como muitas pessoas ficaram interessadas em saber como eu fiz, resolvi criar um post com o passo a passo! Não costumo fazer esse tipo de post – portanto, não sou expert – mas espero que seja útil e ajude quem deseja montar um terrário e obviamente… que vocês gostem! 😀


Materiais necessários:

  • Vaso de vidro transparente (ou conforme desejar);
  • Substrato ou qualquer tipo de terra com boa drenagem (para o plantio);
  • Pedrinhas (iguais aquelas de aquário ou aquelas de rio/riacho);
  • Plantas (podem ser cactos, suculentas ou similares);
  • Colher ou pá (pequenininha) de jardim;
  • Palitinho (para manuseio das plantas e terra, pode ser aquele de churrasco);
  • Pincel de cerdas macias;
  • Tesoura.

Obs.: Eu não coloquei carvão mineral, mas tem sites que recomendam colocar para ajudar a manter as plantinhas bonitas e saudáveis e evita o cheio ruim que pode aparecer por conta da terra úmida por muito tempo – já que os vidros são fechados sem furos por baixo. Se quiserem colocar, fica à critério de vocês, pelo que li é colocado após as pedrinhas que colocamos no fundo do vidro.

IMG_2480

Eu escolhi 7 tipos de plantinhas (4 suculentas e 3 cactos), seguem fotos com detalhes delas:

IMG_2452

Destaque para as 4 suculentas (foto acima).

IMG_2451

Destaque para os 3 cactos (foto acima).

IMG_2458

Quanto menores as plantas, mais fácil fica para manusear dentro do vidro.

IMG_2473Acima, o vaso de vidro que eu escolhi. Vocês podem escolher qualquer formato, vai do gosto de cada um. Esse formato com a “boca” do vidro estreita é um pouquinho mais difícil de manusear na hora de fazer o plantio.

IMG_2478

Substrato (ou qualquer terra de boa drenagem, é só pedir na floricultura que vocês forem comprar), pedrinhas de aquário para ajudar na drenagem da água ao fundo do vaso e para ornamentar seu “jardim” (pode ser de qualquer cor que vocês quiserem, podem até escolher mais de uma cor que também fica super legal) e 3 pedrinhas de riacho.

IMG_2465

A quantidade de plantas, substrato e pedrinhas vai depender do tamanho do seu vaso e do seu gosto pessoal. Eu comprei o substrato de 5kg porque era o único que tinha onde eu comprei, mas sobrou bastante. As pedrinhas foram a continha, e comprei um número impar de plantinhas porque achei que ficaria mais bonito no meu vaso.

IMG_2491

Primeiramente, coloque as pedrinhas de aquário no fundo do vaso.

IMG_2493Coloque uma quantidade suficiente para formar uma boa base no fundo e tapar todo o fundo do vidro. Caso queira colocar o carvão mineral, esse é o momento! Coloque o carvão mineral (pequena quantidade) em cima das pedrinhas, ele ajudará na manutenção das plantas e evitará mal cheio de excesso de água que pode surgir com o tempo. Eu não encontrei por aqui, por isso não coloquei no meu.

IMG_2500

Após, coloque o substrato ou terra de boa drenagem (com ajuda de um adulto – ou MARIDO – para não fazer muita bagunça e sujeira já que o saco é pesado, hehe :P).

IMG_2504

Coloque substrato suficiente para conseguir plantar seus cactos e suculentas (eu coloquei de 3 a 4 dedos de substrato). Lembre-se que algumas plantinhas tem muitas raízes e você pode precisar abrir um “buraco” um pouco fundo para enterra-las. Se precisar, pode colocar mais terra depois para cobrir bem as raízes.

IMG_2515

Com MUITO cuidado, vá tirando as plantinhas de seus vasinhos com ajuda da colher/pá/palito. Elas são MUITO delicadas, manuseie-as bem de leve. Plante uma a uma (de preferência da MENOR para a MAIOR – por ser mais fácil na hora de colocar a última) e vá colocando mais terra se necessário.

Obs.: As plantinhas são muito delicadas, é normal soltarem algumas folhinhas nesse momento. Tenha paciência e cuidado que no fim vai dar tudo certo! 🙂

IMG_2536

Por fim, coloque delicadamente as pedrinhas de aquário (e as de riacho, se tiver) ao redor das plantas para enfeitar e proteger. Você pode precisar do auxílio da colher ou palito para arrumar as pedrinhas sem machucar as plantinhas.

IMG_2549

Durante esse processo, o “pózinho” das pedrinhas pode cair em cima das plantas. Limpe as folhas MUITO delicadamente com um pincel de cerdas macias.

IMG_2525

Pronto! Seu terrário está prontinho! Lembre-se que essas são plantas de local árido e muitas vezes desértico, portanto, elas AMAM sol e ODEIAM água. Cuidado para não afogá-las. Regue as plantinhas 1x por semana (no verão) e 1x a cada 15 dias (no inverno) com o auxílio de um conta gotas (ou seringa, etc) e não molhe as folhas diretamente.

IMG_2523

Tomando todos esses cuidados suas plantinhas ficarão lindas e saudáveis por muito tempo. Há quem diga que os terrários duram de 6 meses a 2/3 anos. E existem casos de pessoas que tem seus terrários há 5 anos. Tudo vai depender do seu cuidado! Quando as plantas crescerem muito, troque-as de vaso para que possam continuar crescendo saudáveis.

divisorsuave

Espero que tenham gostado do passo a passo e que tenha sido bem útil pra quem deseja fazer o seu terrário! Fica uma graça e traz mais vida ao ambiente, especialmente para quem mora em apartamento e não tem muito tempo para cuidar de plantinhas. Ele pode ser colocado em cima de mesas, mesinhas e outros móveis decorativos. Lembrando de coloca-los para tomar sol sempre que possível! Qualquer dúvida podem deixar nos comentários viu?   🙂

já viu os relacionados?

Deixe seu comentário

Comente com o WordPress

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • ademilson agosto 14, 2017

    Eu posso colocar uma tampa no vaso, vedando a entrada de ar ?

  • Solange Casalinho agosto 7, 2017

    Por favor, onde posso achar esse caso???

  • Alcides Vilela julho 24, 2017

    Juliana preciso de ajuda.
    Por duas vezes seguidas perdi o vaso de vidro que utilizei. Os dois quebraram quando coloquei as pedras de río no fundo. O que esta errado?

    • Ju Cirqueira julho 27, 2017

      Olá! Provavelmente o vidro desse vaso é muito fino ou essas pedras que você está colocando são muito pesadas, tenta adequar com outras materiais, um outro tipo de vaso ou pedrinhas menores. :*

  • #Amelinha junho 4, 2017

    Muito lindo!!! Amei sou apaixonada por plantas.
    Obrigada pelas informações e por compartilhar!!!

  • Cláudia maio 15, 2017

    Jú, parabéns você foi bem didática!

    Sucesso!

  • marinez moreira lanes abril 7, 2017

    sou louca por plantas e fiz um terrario, pra minha filha só que no vaso de barro, que não deu muito certo, não sei porque, mas agora vi você encinando a fazer vou fazer como você ta espricando. beijos fica com Deus e obrigada. marinez de Macaé

  • Dotações Fagundes Bittencourt fevereiro 15, 2017

    Que tempo demora para dar a flo

  • nilzete novembro 14, 2016

    Adorei, vou fazer hoje mesmo. Parabéns.

  • Rose outubro 18, 2016

    Amei seu passo a passo, vou fazer o meu nesta semana , obrigada linda!

  • […] Agora, se você quer montar um terrário, veja este passo-a-passo. http://nuvemliteraria.com/2014/11/como-fazer-o-seu-terrario-de-cactos-e-suculentas-passo-a-passo/ […]

  • Mel setembro 23, 2016

    Passo a passo perfeito!!! Adorei. Parabéns!!!

  • Luciene agosto 8, 2016

    Ju!!!! Quanta delicadeza sua em nos passar esse passo a passo e cuidados com as plantinhas. Adorei!!! Vou fazer vários e com muito carinho. bjs.

  • Nicole Costa julho 24, 2016

    Oii, Ju!! :DD <3 Obrigada pelo tutorial super detalhadinho e explicado. Amo de paixão suculentas e morria de vontade de montar um terrário, mas todas as explicações que eu encontrava eram vagas e diferentes… A sua está perfeita, finalmente entendi e agora animei pra fazer, hehe! <3
    Obrigada pelo tempo gasto em tirar as fotos, explicar passo a passo e postar pra gente aqui na Internet. Amei o cuidado que você tem em responder um a um cada comentário. É a minha primeira vez no seu blog, mas pode apostar, nem de longe a última! Já vai logo pra abinha dos favoritos, essa página linda! <3
    Você é um doce, que bom que achei seu blog! Tenha um ótimo dia e fique com Deus! ^^

    • Juliana Cirqueira julho 25, 2016

      Oi Nicole!
      Que bom que gostou, fico muito feliz que tenha sido útil, assim vale a pena qualquer esforço e trabalho! <3
      Pode voltar sempre! Vou amar! <33
      Beijos!

  • carlos julho 15, 2016

    oiii, amo cactos tb, tenho 3!!
    tenho uma duvida.
    sera que posso substituir as pedras brancas que cobrem a terra no vaso por areia? se sim, qual tipo de areia e qual a esspessura da camada?

    heheh brigado desde ja!

  • lucas maio 31, 2016

    Então, dois anos após o post, como está o terrário? Fiz um ontem com suculentas e cactos. Postei uma foto no meu instagram @matinada.

  • JANAINA maio 20, 2016

    JULIANA, FIZ UM TERRARIO E DEIXEI EM UM APADOR NA SALA, ONDE NÃO BATE SOL, DIRETO NEM INDIRETO, APENAS A CLARIDADE … NORMAL…. A SUCULENTA CAIU TODAS AS FOLHAS E TÁ SÓ O TOCO DO CAULE…. ACHO QUE NÃO NASCE MAIS NADA…. SERÁ QUE COLOQUEI MUITA ÁGUA OU PODE SER PELO AMBIENTE INTERNO ONDE NÃO BATE O SOL ???? JÁ É A SEGUNDA VEZ QUE TENTO TER SUCULENTA E MORRE….

  • ROSI abril 25, 2016

    Amei seu passo a passo, estou montando um terrário tb, faço eles e presenteio, tenho feito sucesso entre meus amigos e familiares. coloco areia entre as pedrinhas e o substrato, dessa forma elas permanecem sempre limpas. Beijocas.

  • Karina Sipressi março 13, 2016

    Aiiiiii eu não coloquei pedrinhas no fundo.. Elas vão morrer? ☹☹☹. Já tinha feito e vi isso so agora

    • Juliana Cirqueira março 13, 2016

      Oi Karina!
      Acredito que não, vai dar tudo certo! Basta você cuidar direitinho e ter um ambiente adequado para o terrário. 🙂

  • Vanessa Mota março 3, 2016

    Olá Juliana,
    Nossa ficou lindo, eu moro no Rio de Janeiro e gostaria de saber onde eu posso comprar as plantas para tentar fazer um igual ao seu. bjão.

    • Juliana Cirqueira março 8, 2016

      Oi Vanessa!
      Obrigada! Olha, em qualquer floricultura e até em mercados costumam vender cactos e suculentas pequenininhas.
      Beijos.

  • Monique janeiro 28, 2016

    Adorei seu passo a passo! Procurava um assim com fotos.. Tim tim por tim tim..
    ótimo trabalho!
    Agora faço com certeza!?

  • Paulo Ramos maio 7, 2015

    Muito legal seu passo a passo, eu tenho alguns terrários e são obras de arte da natureza.
    Da pra se divertir e deixar o ambiente muito mais bonito…
    Parabéns Ju.

  • Julice março 16, 2015

    Adorei o terrário! Posso fazer em vidro fechado?

    • Juliana Cirqueira março 20, 2015

      Julice,
      Totalmente fechado? Não, se não as plantinhas não vão respirar e podem “queimar” se tomarem sol em ambiente fechado pois vai abafar as plantinhas.

      O ideal é ter uma abertura mesmo que seja pequena, como esta das imagens do post. 🙂

      Beijos!

      • Juliane março 26, 2015

        Na verdade pode sim. Os terrários surgiram originalmente como jardins fechados, onde você reproduz um mini ecossistema dentro do vidro. Dá uma pesquisada no google e você vai ver como é muito interessante. O terrário fechado pode sobreviver sem ser aberto por anos, mas claro, é necessário ficar sempre de olho para garantir a saúde das plantinhas.

  • João Cirqueira março 3, 2015

    Ju, adorei o passo a passo, muito didático, tanto que animei a fazer um terrario! Qual o tamanho (altura e diâmetro) do seu vaso?
    Parabéns pelo blog, bjo.

    • Juliana Cirqueira março 3, 2015

      Oi João!
      É coisa de professor ser didático, hehe.
      Então, o meu vaso tem uns 13cm de altura e aproximadamente 35cm de diâmetro. 🙂
      Espero ter ajudado. Boa sorte com seu terrário! Depois mande fotos!

      Obrigada! <3
      Beijos!

  • Antonia Brito março 1, 2015

    Muito precioso este seu passo a passo. Vou seguir!

  • […] mesa ou até mesmo pendurados na sala. Para quem quiser saber um pouco mais sobre isso, aqui tem passo a passo super legal  no blog Nuvem Literária. Lá, a autora mostra fotos e explica como fazer o seu próprio […]

  • elenice fevereiro 19, 2015

    Amei p passo a passo. Parabens.

  • roseli marques janeiro 29, 2015

    essse terrario que vc fez ficou lindo, eu gostaria de saber se elas tem que tomar sol da manha ou da tarde e qto tempo, obrigada amigo e vou fazer, bjos.

    • Juliana Cirqueira março 3, 2015

      Oi Roseli!
      Olha, eu deixo em local que bate sol da manhã e dá certo, depende muito do local que você tem disponível aí, mas faça tentativas, só não pode deixar elas “queimando” no sol 24hrs porque as suculentas são mais sensíveis. 🙂
      Beijos.