Pessoal

Bienal do Livro SP 2014 – Eu fui!

01 de setembro de 2014

bannerbienal-do-livro-2014Oi pessoal! Cheguei e já vim correndo contar para vocês um pouquinho sobre a minha experiência na 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo! Vem gente! 

pre-azul

Primeiramente preciso contar para vocês que eu não havia me planejado para ir à Bienal por conta da correria com o casamento e a lua de mel, mas apesar da correria eu estava louca pra ir e acabei conseguindo me organizar bem em cima da hora! Acho que por conta disso que só consegui avisar nas redes sociais bem na última semana mesmo, rs. Combinei de ficar na casa da Mell, do blog Literature-se (que por sinal é um AMOR de pessoa) e após fiquei na casa da Bruna, do canal Bruna Books (que também é uma LINDA!). Combinamos de irmos juntas, a Mell, a Bruna, a Isa (do Universo dos Leitores), a Raquel (do Pipoca Musical) e eu. Gente… foi demais! Ainda mal consigo acreditar que as conheci e que passamos esses 2 dias juntas! Foi bom demais! 

Eu estava completamente perdida sobre o que iria fazer, quais estandes iria visitar, se deveria levar uma listinha de compra de livros, quais roupas levar, etc etc. No fim das contas fui sem lista, sem planejamento, nada disso. E deu tudo mais que certo! Tinha tanta coisa pra ver e pra fazer lá que não precisei de um cronograma certinho. Essa foi a melhor coisa que eu fiz, ir sem pressão, sem ficar tentando controlar tudo. Claro que deixei de entrar em alguns estantes e sem ver alguns autores, mas acho que todo mundo acaba deixando de fazer alguma coisa lá porque é impossível participar/ver de tudo, é muita gente, muitos expositores, muitos autores, muitos eventos acontecendo ao mesmo tempo! Uma loucura! Uma loucura deliciosa! hehe.

2-dias

Eu saí de Vitória/ES na sexta feira (dia 29/08) à noite e fiquei na casa da Mell em Jundiaí, participei da Bienal nos dias 30 e 31/08. Vou tentar resumir pra vocês gente: foi pouco! 😛

SÁBADO, nós chegamos na Bienal por volta das 10:00, fizemos o credenciamento (Blogueiro e Professor pra ganhar mais descontinho) e ainda estava um pouco vazio, mas em coisa de 30 minutos a Bienal já estava LOTADA. Alguns estandes tinham até filas (e GRANDES) para entrar. Encontramos com a Raquel, a Isa e a Bruna e fomos visitar os estandes das editoras e garimpar livrinhos, rs. Nesse primeiro dia da Bienal saímos de lá super tarde e cansadas, mas eu tive o prazer de conhecer, tirar foto e pegar autógrafo (yay!) do Ziraldo, do Affonso Solano (O Espadachim de Carvão) e da Clarice Freire (Pó de Lua).

DOMINGO, também chegamos razoavelmente cedo e já estávamos credenciadas, portanto quando entramos ainda estava meio vazio, nesse dia senti que tivemos mais tempo para vasculhar os estandes, comer e conversar mais tranquilamente. Consegui entrar em alguns estandes que não tinha conseguido no sábado (Panini, Intrínseca, Novo Conceito) e olhar as novidades e livros com desconto com calma, fiz algumas comprinhas e também aproveitei para conhecer, tirar foto e pegar autógrafo do Maurício Gomyde (A Máquina de Contar Histórias), da Tammy Luciano (Claro que te amo!) e finalmente, do Mauricio de Sousa

Melhor coisa da Bienal: Tirando o fato de conhecer/encontrar as queridas amigas e passar tempo juntas, mas falando apenas do evento, definitivamente a melhor coisa foi conhecer os autores, conversar, tirar foto e pegar autógrafo! tietar haha. Alguns novos (ou apenas menos conhecidos) autores também estavam lá divulgando seus livros e trocando ideia com os leitores. Coisa boa demais gente! ♥ ♥ ♥

Pior coisa da Bienal: Os preços. Acho que algumas editoras se aproveitam um pouco do fato de que nem todo mundo conhece os preços de internet então eles aumentam muito alguns preços para dar descontos fictícios nos livros, e assim lucrar mais com a Bienal. Acho que isso tira um pouco o propósito do evento, afinal, muitos de nós saímos de nossos estados para aproveitar o evento e logicamente, também comprar alguns livros com desconto. De qualquer forma acabei não resistindo também, pesquisei bastante e comprei alguns livros que valeram muito a pena!

fotos

Primeiramente vou mostrar pra vocês os livros que trouxe comigo da Bienal, isso inclui livros que comprei, outros que ganhei em sorteios e livros que ganhei de leitoras do blog que encontrei por lá, gente vocês são lindas demais! Obrigada Renata e Elizabeth .

DSC02253

E, obviamente, fotos com as pessoas super queridas que encontrei por lá, autores, blogueiros(a) e leitores do Nuvem! ♥ ♥ ♥

fotos

Tem muuuuuito mais coisas pra falar sobre a Bienal, mas por hora só queria compartilhar um pouquinho de tudo que vivi lá, porque foi inesquecível! Agora quero ir em toda Bienal que aparecer, haha. Foi uma experiência linda com companhias maravilhosas e que vai ficar marcada para sempre Sem falar que me ensinou muitas coisas para os próximos eventos, como por exemplo: levar mais marcadores do Nuvem e COM CERTEZA uma mochila maior, haha.

E aí, vocês foram a Bienal? Compraram muitos livros? 😀

ME ENCONTRE NAS REDES SOCIAIS:
SKOOB | GOODREADS | FACEBOOK | INSTAGRAM | TWITTER | YOUTUBE

já viu os relacionados?

Deixe seu comentário

Comente com o WordPress

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • […] pessoal! Setembro foi muito agitado pra mim, eu estava voltando da Bienal, fiz aniversário (04/09), estava organizando um evento literário em minha cidade e também estava […]

  • Thiago Martins setembro 30, 2014

    Eu fui no dia 23 e no dia 30. no dia 23 fiquei decepcionado; já havia ido em 2010 e 2012 e nunca havia acontecido de ser tão cheio e tão desorganizado; os responsáveis não planejaram direito, colocaram o ingresso que a pessoa pode ir em qualquer dia (o que pode ser arriscado se todos forem no mesmo dia) e também colocaram 3 autores famosos no mesmo dia. Sofri bastante na entrada com o empurra-empurra, não havia a mínima condição de ficar lá pois não dava pra andar nos corredores, entrei em uma meia dúzia de estandes já que todos estavam com filas imensas só pra entrar; os preços estavam bem carinhos se comparado a internet. O pior é que levei meu amigo pela primeira vez e ele ficou com muita raiva rsrs. Fomos embora a uma da tarde com uma baita decepção e muito cansaço. Já no dia 30 foi totalmente diferente; as filas estavam organizadas (apesar de alguns espertinhos tentarem cortar, como sempre) consegui entrar em todos os estandes tranquilamente, achei uns preços bacanas na editora Arqueiro/Sextante e ainda ganhei um livro da minha amiga como presente de aniversário rs, enfim o dia 30 serviu pra mais do que compensar e ficaram ótimas lembranças da bienal de SP. Agora resta esperar e que venha a Bienal 2016.

  • […] de conhecer a Clarice Freire na sessão de autógrafos que ela deu no estande da Intrínseca na Bienal Internacional do Livro – SP. Ela foi uma fofa, conversou, tirou foto e autografou o meu exemplar do livro (foto […]

  • Andreia Borges setembro 14, 2014

    Juliana, eu também falei um pouquinho da minha experiência com relação à bienal no meu blog. Quando puder, faça uma visita: http://www.mardevariedade.com bjs

  • Elizabeth Borges setembro 3, 2014

    Ju!!!

    Fiquei tão feliz quando você anunciou que estaria na bienal no mesmo dia que eu, pensei: “minha oportunidade pra ver se ela é de verdade”, rs! Obrigada pela atenção e pelo carinho! O blog é lindo, porque ele reflete você, totalmente!!!!
    Fiz algumas compras lá, mas os preços não estavam legais, lembro que um tempo atrás com 20 reais eu comprava bastante livros e apesar de ir com a escola durante a semana, nunca vi aquele lugar tão cheio!
    E a organização estava bem ruim, acho que ninguém esperava tanta gente, mas colocar os principais estandes tudo junto foi uma péssima ideia! Os corredores ficavam pequenos por causas das filas dos autógrafos, por causa das filas para entrar no estante e juntava com o pessoal que estava passando. Me dá falta de ar só de lembrar!Os preços de alimentação também estavam absurdos, mas é assim que a gente aprende né? (fui prevenida e levei água e lanchinho).
    Esse ano ainda tem uma feira do livro aqui na minha cidade e apesar de ser bem perto de São Paulo nenhuma editora grande vem, mas tem descontos, e isso é importante, rs!
    Bem, amei passear por lá, pegar alguns autógrafos, conhecer você e tietar muito! Será que a gente se encontra ano que vem no Rio???
    Queria dizer também que na minha listinha, na qual nem todos os livros estão riscados, tem muitas indicações suas. Por favor, me deixa ganhar um sorteio, porque estou indo a falência!

    • Juliana setembro 6, 2014

      Elizabeth, você é muito fofa, hahaha! ♥
      Realmente estava LOTADO e muitas vezes impossível de comprar, tinha de ter muita paciência mesmo.
      Concordo muito contigo quanto a esses aspectos da organização dos estandes, etc. Também levei lanchinho mas não resisti a comprar um milkshake lá entre outras coisas, kkkk.
      Acho que nos encontraremos sim, pretendo ir! 😀
      Hahaha muito obrigada pela confiança e carinho de sempre.
      Vou torcer pra você ganhar algum dos próximos sorteios do Nuvem, hehe. ♥

      Beijos!

  • Thamires Oliveira setembro 2, 2014

    Ahh queria tanto ter ido </3
    O pior é que nesse ano eu tive algumas oportunidades para poder ir :/
    Enfim, que bom que gosto e já estou no aguardo de mais resenhas, haha

    Beijos ♥

    • Juliana setembro 2, 2014

      Oi Tata!
      Poxa, que pena que você não pôde ir. Seria ótimo se tivesse ido! 🙂
      Foi muito bom! Logo terá mais resenhas, hehe.
      Beijão.

  • Isabela setembro 2, 2014

    Juu, foi tudo incrível né?
    Quantos momentos, quantas aventuras… Amei passar esses dois dias com vcs…
    Fofa, fofa, fofa!!!
    Que o próximo encontro seja em breve…

    Beijooooos!

    • Juliana setembro 2, 2014

      Isaaaaaaa, também AMEI! Ainda estou super empolgada e saudosa lembrando da gente!
      Você é muuuito mais legal ainda pessoalmente, muito linda e fofa!
      Espero que possamos nos encontrar por muitos mais anos!
      Mas na verdade eu queria mesmo é que todas nós morássemos pertinho, bubu. :'(

      Beijo gigaaaaaante! E já estou com saudades!

  • Raquel Moritz setembro 2, 2014

    Ai Juju <3 Eu tbm ainda nem acredito direito, foi tãããão legal conhecer você e as meninas pessoalmente, foi super divertido, né? Temos que inventar mais coisas pra nos encontrarmos assim, já pensou????? (aniversário da Bruna, que tal? HAHAHA)

    E eu to aqui vendo tuas fotos lindas, quaaaaanta gente que você encontrou tbm né? Essa sua foto com o Solano tá ótima, HAHAHAHAHAHAHAHA.

    Beijo gigaaaaante <3

    • Juliana setembro 2, 2014

      Quel, fico pensando em como a gente estava se preparando pra isso por meses né?
      E eu mal conseguia acreditar que ia acontecer mesmo, e passou tão rápido!
      Já estou com muitas saudades, me apeguei muito à vocês!
      Com certeza precisamos de mais encontros assim, podemos inventar vários motivos, hehe. 😀

      Tive muita sorte de encontrar várias pessoinhas queridas! *-*
      O Solano foi um amor comigo na hora do autografo e fotos, hehe. Adorei ele!

      BEIJÃOOO. <3

  • […] Lapa (super partner de fila de autógrafo, autora do Universo dos Leitores), Juliana Lima (a Nuvem Literária, ainda mais fofa pessoalmente), Mell Ferraz (a mente crítica e divertida por trás do […]

  • Andreia Borges setembro 2, 2014

    Oi!! Também fui na bienal no dia 30. Pena não ter te visto por lá. Sou do Rio e adorei a experiência. Também adquiri uns livros, mas apenas aqueles com desconto. Bjs

    • Juliana setembro 2, 2014

      Oi Andreia! Pois é, que pena!
      Exatamente, também fiz o mesmo, rs. 😛
      Nos vemos na Bienal do Rio então. <3
      Beijos.

  • Renata setembro 1, 2014

    Oi Ju, vc nunca tinha ido em nenhuma? Ou nunca tinha ido depois que criou o blog?
    Eu nem sei me lembrar desde quando vou a Bienal do Livro aqui no Rio…acho que desde a adolescência mesmo…nossa, desde a época que eu era louca pelo Arquivo X ou antes…kkkkkk, meu Deus tô ficando véia…srsrsrs. Cada uma é diferente! Eu sempre guardo bons momentos de todas as que eu fui, até da hora em que o pé não aguentava mais e a gente sentava no chão mesmo com um monte de sacola em volta do braço.
    Mas confesso que de uns tempos para cá o evento ficou realmente muito cheio e meio mal organizado. Tipo, cresceu tanto e parace que os organizadores ainda não se deram conta de que o povo lê bastante. Acho que ninguém compra livro para enfeitar, compra para ler!
    Sobre os preços, é complicado….tenho reparado nisso desde as últimas duas que eu fui aqui no Rio, realmente algumas editora “metem a mão” com falsos descontos. Mas com gente que compra muito pela internet e está sempre atenta aos preços fica mais complicado de se deixar cair nessa furada. Eu sempre curto muito os standes da Martin Claret (sou tarada num pocket book, tenho um monte da editora) e das Editoras Universitárias. A Editora da Fiocruz (minha área, sou farmacêutica) sempre tem ótimos livros e ótimos preços. Nessas eu gasto meu dinheiro com gosto.
    Lindas suas fotos com os leitores do Nuvem, autores, etc. Isso é o que fica, a parte mais maravilhosa! Que bom que aproveitou! Aqui no Rio agora só ano que vem…estou ansiosa de novo, mal posso esperar!
    sorry pelo comentário gigante kkkkk
    bj grande

    • Juliana setembro 1, 2014

      Renata, eu já fui em Bienal aqui en Vitória/ES mas o extremamente diferente! Não tem nem comparação! Aqui é uma coisa beeem regional mesmo, as grandes editoras não vem e os eventos e autores são bem poucos. Eu mal participo mesmo, pra você ter ideia, só dou uma passada. Nunca fui em uma Bienal tão grande, lotada, com tantas atrações e autores como essa de SP. Mal posso esperar pela do Rio! Espero te encontrar lá 😀

      As editoras em que mais babei e gastei meu dinheirinho foram a Leya, Novo Conceito e Intrínseca. Se pudesse teria gastado mais na Panini mas não deu, rs.

      Adoro comentários grandes! Nhac! <3

  • Talita setembro 1, 2014

    *———* Que divo Ju. Eu bem que queria ir. No próximo eu PRECISO ir. Nem que seja só um dia. ~~ querer não é poder T.T ~~ Mas que bom que gostou. E que tenha se divertido e tirado muitas fotos. Algumas amigas minhas adoraram, mas uma achou que tava um pouco desorganizado, principalmente a entrada. Espero que no dia em que eu for seja perfeito. <3

    Beijosss

    P.S.: *O* QUANTOS LIVROS NOVOS.

    • Juliana setembro 1, 2014

      Oi Talita! <3
      Olha, estava um pouco desorganizado sim, mas em termos de falta de informação (correta) sobre os eventos, poucos banheiros e bebedouros, alimentação e água caros (mas isso é normal de eventos assim), esse tipo de coisa, porque na boa... é MUITA coisa junta, rs. Mas no geral achei tudo muito lindo, os estandes estavam super bem decorados, cada um mais legal e lindo que o outro! Muitos eventos legais acontecendo e tudo muito acessível, bastava correr atrás hehe. Eu aproveitei MUITO! Espero te ver na próxima Bienal! 😀

      Beijos! <3

      • Talita setembro 1, 2014

        Mais fácil me ver na próxima bienal aqui UAHSUAHSUHUSHUAHS

        • Juliana setembro 2, 2014

          HUAHUAHUA Ahhh mas a do ES nem se compara!
          Próxima que irei será a do Rio. 🙂

  • Daniela Farias setembro 1, 2014

    Aii amiga tu sabe que eu queria ter ido!
    Mas na próxima eu vou de certeza e lá vamos nos conhecer! *-*
    Beijoocas! <3

    • Juliana setembro 1, 2014

      Daaaani, na próxima você PRECISA ir! Sentimos sua falta lá! mimimi
      Beijo grandãooo. <3

  • Aline Vicente setembro 1, 2014

    Amei saber como foi a Bienal para VC, eu fui no dia 31 e ameiii, foi muito boa minha primeira vez na Bienal, abraços! OBS: tirei uma foto com VC e mandei.no seu Facebook ta! Bjos 🙂

    • Juliana setembro 1, 2014

      Oieeee! OBA, vou lá ver a foto agorinha, hehehe. 😀

      Beijão! ♥ ♥ ♥

  • Aninha Salli setembro 1, 2014

    Amigaaaaaaa, eu já estava aqui contando as horas para ler esse post!! Vi muitos comentários sobre a Bienal, muitas fotos de um grupo do face sobre livros que eu participo,mas estava ansiosa para ler sua eexperiência! Depois de tantas coisas boas que li, com certeza, estarei na próxima Bienal hahahahaha *—* , adorei as fotos e a pilha dr livros ! Como sempre post lindo.

    Saudade ♡ , Beeeijo!

    • Aninha Salli setembro 1, 2014

      Ahhh, nem consegui mandar conectada pelo face pq estou mandando da web do celular e não abre duas páginas HAHAHAHA’ , nível de desespero master *—-*

      • Juliana setembro 1, 2014

        HUAHUAHAHUAUAHA Sua apressada!
        Gente, eu tenho vontade de fazer vários posts sobre a Bienal, mas meu desespero para postar logo me consumiu e eu quis fazer correndo o post, haha. Nem estou com todas as fotos comigo e também nem caberiam em um único post, mas conheci muita gente legal lá, vasculhei toooodos (ou quase todos) os estandes, almocei bem, lanchei bem, cansei MUITO mas também descansei. E valeu MUITO a pena, estava tudo lindo e tinham muitos outros autores legais lá, eu que não tive tanto tempo ou paciência pras filas. Mas foi tudo lindo demais! Ano que vem pretendo ir na Bienal do Rio, quero você lá comigo hein! Hahaha.

        Beijos! ♥

        • Aninha Salli setembro 2, 2014

          Ahhh, combinadíssimo!!!
          Inclusive hospedagem é que não vai faltar, HAHAHAHA, minha família é de lá *–*
          Bom, se for fazer mais post sobre a Bienal estarei aqui pra ver, rs.

          Beeijo *–*