Resenhas

Feios – Scott Westerfeld

23 de Março de 2014

feeioss“Feios” é o primeiro volume de uma série distópica – que leva o mesmo nome – escrita pelo autor Scott Westerfeld e publicada no Brasil em 2012 pela Editora Galera Record.

Enredo e Personagens

Nossa protagonista é Tally Youngblood, uma adolescente que está mais do que ansiosa para completar seus 16 anos, não para comemorar com seus amigos, festejar ou ganhar presentes… Tally está ansiosa para se tornar Perfeita. Assim como todos os adolescentes desta sociedade, ao alcançar seus 16 anos Tally passará por uma cirurgia plástica que irá transformá-la de feia para perfeita, irá corrigir todos os detalhes de sua pele, corpo, rosto, dentes, cabelo, e para ser mais exata: tudo! Tally será a própria Barbie. Com isso também poderá mudar-se para Nova Perfeição, uma cidade apenas para jovens perfeitos se divertirem e serem felizes sem ter nenhum trabalho ou obrigação. Não parece lindo?

A única questão que parece fora do lugar nisso tudo é: Porque? Porque será que esta sociedade resolveu mudar a aparência de todas as pessoas para deixá-las lindas, perfeitas e felizes em uma vila de pessoas perfeitas?

Antes da “transformação” os jovens tem de estudar e morar em Vila Feia e são chamados de “feios”, como sugere o título do livro. Na escola é contada a história dos Enferrujados, pessoas “feias” (na verdade normais) que viveram há mais de 300 anos atrás em cidades consumindo e depreciando a natureza até uma grande catástrofe que dizimou sua população. Desde então, a sociedade teve de modificar seus hábitos para estar em harmonia com a natureza, vivendo politicamente corretos, e foi – supostamente – devido a isso que a cirurgia foi criada… a fim de tornar todas as pessoas iguais – igualmente bonitas e maravilhosas – para evitar discórdias, guerras, doenças como bulimia e anorexia, etc.

“Antes da operação existir, muitas pessoas, principalmente mulheres jovens, sentiam tanta vergonha de serem gordas que simplesmente paravam de comer. Perdiam peso rápido demais. Sem conseguir se controlar, continuavam emagrecendo até acabar no mesmo estado daquela “modelo”. Na escola, diziam que algumas chegavam a morrer. Essa foi uma das justificativas da operação. Como todos sabiam que se tornariam perfeitos aos 16 anos, ninguém desenvolvia a doença.” – pág. 194

Tudo está indo bem até que Tally conhece Shay, uma feia que não está assim tão ansiosa para completar os 16 anos e passar pela cirurgia. Na verdade, Shay tem outros planos e irá compartilhá-los com Tally. Elas se tornam muito amigas e semanas antes da cirurgia acontecer, Shay decide contar para Tally porque não quer se tornar perfeita e revela que irá fugir naquela mesma noite para um lugar fora dos limites da cidade, chamado Fumaça, onde outras pessoas que se opõem ao sistema vão viver, não se importando em ser “feios”. Shay tenta convencer a amiga a acompanha-la e ver as coisas de outra perspectiva mas Tally não quer nem pensar em fugir, só quer ser perfeita o mais rápido possível. Infelizmente os planos de Tally mudam contra sua vontade no dia de seu aniversário de 16 anos e as coisas nunca mais serão as mesmas para ela.

feios

Minhas impressões

“Feios” foi uma GRANDE surpresa pra mim. Uma boa surpresa. Li o livro MUITO rápido e morrendo de ansiedade em cada página. Estou cada dia mais viciada em Distopias. Tally não se mostra uma personagem muito forte ou valente de início, pois reluta do início ao fim a “abrir os olhos” e ver o que realmente acontece ao seu redor. Somente do meio para o fim do livro que eu fui simpatizar com ela, mas valeu a pena, logo após ela começa a mostrar as garras e sinto que os próximos livros trazem mais surpresas quanto a esse aspecto. A construção do universo distópico também foi bem desenvolvida, minha mente ficou cheia de imagens bem reais dos Enferrujados e dos Esfumaçados. Mas não tem jeito, eu sempre sinto falta de um maior aprofundamento na história “por detrás” sabe? Tenho esperança de que nos próximos livros veremos mais da história dos Enferrujados e de como chegaram a sua “destruição”.

Quanto a escrita, achei muito fácil de ler, estimulante e jovial. Westerfeld me instigou o livro inteirinho, fiquei ansiosa e curiosa do ínicio ao fim. Adorei o personagem David e não fui com a cara do Peris, haha. Talvez seja pois não tivemos tanto contato direto com Peris no livro 1, na maioria das vezes apenas através das lembranças e descrições da Tally. Já o David… é um amorzinho! Tally não merece ele! HAHAHA. Espero que os livros seguintes tenham mais desenvolvimento da história e dos personagens, mas no geral essa série me prendeu bastante! Com certeza lerei os próximos livros.

seriefeios

Editora: Galera Record
ISBN: 9788501083708
Gênero: Distopia
Páginas: 415
Adicione: Skoob
Minha avaliação: ★★★★★

já viu os relacionados?

Deixe seu comentário

Comente com o WordPress

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Bruna Março 28, 2014

    Eu li esse livro há um tempão (mentira, uns dois anos atrás) e eu fiquei fascinada por todo esse universo que o Westerfeld criou. Foi ele que abriu meus olhos pra distopias e olha que ainda nem terminei de ler a série! Não sei por que, mas quando comprei todos ainda assim não fui ler – quero esperar um momento que eu vou focar na série e ler tudo de uma vez 🙂

    (só eu gosto das capas? são melhores do que as gringas! hahaha)

    Beijos, Juuu! <3

    Bruna
    http://umpoucodissoeaquilo.com.br

    • Juliana Março 28, 2014

      Bruuuuu! Ai, eu também adoro as capas! Queria elas hardcover <3
      Também estou louca pra ler todos numa tacada só, estou esperando o "momento" também, hehe 😀

      Beijão!

  • Aninha Salli Março 26, 2014

    Amigaaaaaaaa , tô mais blogueira agora viu
    ?! Li várias resenhas , simplesmente A D O R E I ! Estou um pouco “parada” nas leituras mas preciso voltar com pique total urgente! Adorei várias resenhas, querooo ler todoooooooossss!

    *—*

    • Juliana Março 26, 2014

      Hahahaha, gente, adorei sua visita aqui!
      Que bom que você apareceu, haha. 😀
      Vamos voltar a “ativa” então, né? rs
      Beijão

  • Mia Março 25, 2014

    Não tinha visto nada sobre esse livro, só visto a capa e nem sabia que é uma distopia. Também estou me viciando em distopias, não vejo a hora de ler mais essa. 🙂

    • Juliana Março 25, 2014

      Esse livro é muito bom, se você gosta de Distopia com certeza iria gostar! 🙂
      Se ler depois me conte o que achou.
      Obrigada pela visita! Beijo grande.

  • Maiara Vieira Março 24, 2014

    Oi Juliana tudo bem? Antes de falar sobre sua resenha preciso comentar com você sobre o quanto eu adoro os seus vídeos <3. Você é uma fofa…

    Eu já vi muitas pessoas comentando que estão lendo ou já leram essa série e que estão adorando. Ainda não li nenhuma distopia acredita? Mas pretendo começar em breve com a leitura da trilogia Jogos vorazes que parece ser muito boa. Depois dela estou pretendendo ler divergente mas ainda estou em dúvida pois você me deixou bem curiosa a saber mais sobre a série Feios, quero saber se a Tally conseguiu ou não fazer a cirurgia…rsrs.

    Seu blog é uma fofura, adorei ele e o conteúdo parece ser tão bom quanto o do seu vlog. Visitarei sempre aqui de hoje em diante.

    Beijão e até breve :*

    http://justonemomentt.blogspot.com.br/

    • Juliana Março 24, 2014

      Oi Maiara!
      Aw, fiquei muito feliz com esse seu comentário lindo! <3
      Que bom que gosta dos vídeos, espero que também goste muito daqui.
      Ai, eu adoro Distopias! Você também vai adorar. Nunca li JV nem a série de Divergente, mas pretendo ler assim que possível, parecem ser ótimos mesmo. Acho que você iria gostar de Feios, se tiver oportunidade leia... está sempre com um preço bem baratinho no Submarino.

      Obrigada pela visita e comentário. Seja bem vinda aqui! 🙂
      Beijão. :*

  • Alef Bass Março 24, 2014

    Comprei os quatro livros e já li todos. Toda a história de jovens que ficam perfeitos me instigou muito. Com certeza recomendo!

    • Juliana Março 24, 2014

      Ai que bom! Que bacana, só vejo resenhas e críticas positivas sobre essa série. 🙂

  • Isabela Março 24, 2014

    Oiii! Eu também adoro distopias e sempre vejo elogios relacionados a essa série. Foi bom saber que o livro é de leitura rápida, isso me animou um pouco, já que a minha fila está gigante, rsrs…

    Bjs bjs 😉

    • Juliana Março 24, 2014

      Isa, acho que você iria gostar! Eu achei super fluída, você lê em uma tacada só!
      Espero que goste, depois vou querer saber o que achou! 🙂
      Beijo grande! <3

  • Beatriz Março 24, 2014

    Gostei bastante desse livro! Também foi uma grande surpresa!
    Concordo, Tally não merece o David haha!
    Infelizmente, não gostei muito do segundo livro e estou com certo receio de ler os dois últimos. Mas, espero que você goste!
    Beijos!
    http://www.borboletasliteraria.blogspot.com.br

    • Juliana Março 24, 2014

      Não merece mesmo! hahaha 😛
      Sério? Aiaiai. Vou ler o segundo e depois comento aqui no blog, espero gostar, rs.
      Beijão. :*

  • Anna Schermak Março 24, 2014

    Okay Dona Nuvem, você conseguiu!
    Vou ter que pegar meu exemplar que está ha alguns anos aqui parado e nunca tive coragem de ler. Eu fujo um pouco de “distopias” por que tem autores que conseguem ferrar de um jeito com a ideia que eu tenho vontade de chorar e não parar mais.

    Obrigada pela dica ;*
    http://pausaparaumcafe.com.br/

    • Juliana Março 24, 2014

      HUAHUAHUA Ai que medo! E se você não gostar? D: #medomedo
      Leia e me conte. Tomara que goste! haha.
      Beijão!

  • Raquel Moritz Março 24, 2014

    Mas gente, achei que a história era bem diferente oO Tenho que parar de julgar um livro pela capa, aehuaehuahe.

    Eu gosto de distopias, e essa coleção já foi super recomendada mas acho a história esquisita. Que bom que é pequenininho, dá pra ler numa paulada. Quem sabe um dia coloco na fila. No momento to bem consciente do tamanho da lista :~~~~

    Beijo ♥

    • Juliana Março 24, 2014

      Sério? Como pensou que fosse? HUAHUA. Assim, é bem complicado mesmo (principalmente sendo explicado por leitores) mas quando nós mesmos estamos lendo não nos sentimos confusos, dá pra acompanhar muito bem as “doideras” da história sem se perder, hehehe. Eu adorei! E realmente dá pra ler rapidinho, a diagramação está ótima! Ajudou muito.
      Eu ainda não me conscientizei do tamanho da minha lista :(((
      Beijoooo!

  • Marília Março 23, 2014

    Oi Ju,

    Conheci essa série no canal da Pam, do Garota It, mas nunca senti curiosidade para lê-los. Agora, com a sua resenha, se eu não gostar, a culpa vai ser sua, ok? Hehehehehe… Brincadeirinha! Também estou super viciada em Distopias. A minha leitura do momento é a trilogia Divergente, já leu?! (Se não, tem resenha lá no blog, caso queira saber mais). Está quase roubando o lugar de Jogos Vorazes!
    Assim que possível lerei Feios e a série toda e volto para te importunar com as minhas divagações!

    Super beijo,

    Marília.

    • Juliana Março 24, 2014

      Oi lindona!
      Nossa, nunca li Divergente, acredita? Hahaha. Mas sempre que vai ter filme de algum livro minha vontade de lê-lo cresce absurdamente! Quero muito ler antes de assistir ao filme! Vou dar uma olhadinha na sua resenha. 🙂
      Ah, eu preciso continuar a série Feios, mas tô com uma fila enorme de livros e cheia de compromissos marcados por agora, sem falar na minha vontade de começar a pós agora em Abril. “(
      Espero conseguir ler tuuuudo quanto possível, haha.

      Beijo grande! <3

  • Priscila Março 23, 2014

    Nossa ainda não tinha lindo muito sobre essa série, só tinha visto fotos da capa e com essa resenha me interessei bastante pela história, espero ter a possibilidade de comprar ela o mais rápido possível.
    http://estantedapri.blogspot.com.br/

    • Juliana Março 24, 2014

      Ah, tomara que você goste! Eu adorei esse primeiro livro 😀
      Beijos!

  • Lisiane Março 23, 2014

    Li essa série sem esperar muita coisa, mas ela também me surpreendeu muito! Bom saber que você gostou 🙂
    Os livros seguintes são ainda melhores, na minha opinião! Espero que vc também goste!!
    ps: adorei sua resenha! super completa!!

    • Juliana Março 23, 2014

      Oi Lisiane! Obrigada, haha. 🙂
      Estou ansiosa para ler os outros! Acho que vou gostar ainda mais.
      Beijão.

  • Hadassa Março 23, 2014

    Ótima resenha, Ju (:
    Quero muito comprar esses livros. Mas está um pouco caro. Você comprou pela internet?
    Beijos.

    • Juliana Março 23, 2014

      Obrigada, Hadassa.
      Comprei no Submarino, estava bem baratinho, acho que saiu uns R$ 11 cada livro. 🙂
      Dá uma olhadinha por lá, quase sempre está em promoção.
      Beijos!

  • Daniela Farias Março 23, 2014

    Sempre fui um pé atrás com essa série, achei a sinopse muito nada ver sabe?
    Mas agora fiquei com uma certa curiosidade para ver como essa história foi desenvolvida.
    Acho que irei comprar! 🙂
    Adorei Ju, mandando super bem nas resenhas! <3

    • Juliana Março 23, 2014

      Hahahaha sabe que eu também pensava assim? Mas fiquei muito surpresa em como esse primeiro prendeu minha atenção. Nossa, vi super rápido! haha.
      Se tiver a oportunidade estiver querendo ler uma Distopia, leia mesmo. Recomendo. 🙂
      Nhaaw, obrigada Dani linda. <3