Dicas da Ju

Como organizar seus livros

17 de setembro de 2013

Imagem

Esse fim de semana percebi que haviam alguns livros novos fora da prateleira – porque não cabem mais livros lá, bubu – e pensei em como resolver isso afinal, acho péssimo deixar os livros soltos, perdidos, perambulando sozinhos pela casa (drama!). Então fui buscar ajuda ao meu amigo Google, e busquei por maneiras diferentes de organizar prateleiras e até mesmo de catalogar nosso acervo pessoal. Bom, resultados:

1) Acabei organizando minha prateleira com os livros deitados na horizontal, o que eu pessoalmente não gosto muito porque dificulta na hora de buscar aquele livro que está enfiado bem no meio de outros livros pesados, mas só assim consegui espaço para os livros que estavam ficando de fora. Usei 5 dicas básicas que encontrei pela internet e que eram basicamente o seguinte:

  1. Retire todos os livros e limpe a prateleira.
  2. Separe os livros em pilhas (pode ser por gênero, autor, cor, ou qualquer coisa que você tenha em mente!), mas empilha-los vai facilitar na hora de organizar na prateleira.
  3. Catalogue os livros, seja em excel, programa, fichas à mão, agendinha, enfim.
  4. Decida como você quer organizá-los, se é por ordem de autor, gênero, por cores, séries, tamanho dos livros, horizontal, vertical, etc.
  5. Organize! 🙂

2) Eu tinha muitos bonequinhos fofos, bibelôs, porta-retratos e souvenirs de viagens no meio dos livros em tudo quanto era parte da prateleira, acabei tirando 50% deles de lá, rs.

3) Busquei na internet por programas para catalogar livros, mas a maioria que eu encontrei eram para Windows e eu uso Macintosh, então puft! já não sabia mais o que fazer e até pensei em fazer uma planilha no excel, mas sinceramente… só de pensar nela já fiquei com preguiça! Foi aí que lembrei da queridinha App Store (como eu não tinha pensado antes, heim?). Encontrei alguns programas que pareciam úteis, alguns pagos, outros free e outros pagos porém baratinhos, resolvi testar. Testei o Ex Libris, que custa USD 0,99 e achei bom, mas também baixei uma versão de teste do Bookpedia (nesse link dá pra baixar a versão de teste) e adorei! Achei mais completo, com design mais bonito e intuitivo, e também com mais ferramentas. O único defeito dele é que custa USD 18,00. Hahaha, mas comprei assim mesmo, ninguém é perfeito né? 😛

Dêem uma olhada em como é a interface dele:

Bookpedia

O controle fica à esquerda, onde tem-se a biblioteca, livros emprestados e lista de desejos. Também é possível criar coleções. (Autores Preferidos, Gêneros, etc.), entre outras funcionalidades.

mzl.cbfxmigi.800x500-75

Pode-se visualizar a biblioteca em forma de grade de livros, lista e capas.

104384,O

É bem fácil de manusear, para adicionar os livros é só clicar em ADD, digitar no campo de pesquisa os dados do livro (pode ser somente o título, ou o ISBN, autor, editora, etc.), e após escolher o livro que combina com a edição que você possui e dar ok. Ainda é possível buscar outras capas no Google Images de dentro do programa mesmo, assim como alterar os dados do livro na sua biblioteca, incluir outros dados, notas, comentários, onde comprou, preços e avaliação (as famosas estrelinhas).

book-pedia-graficos

Destaque para os gráficos que o programa é capaz de gerar, mostrando quantas obras você possui de cada autor, quantos livros você possui publicados em determinado ano, quantos livros em determinado gênero, quantos livros pertencentes a séries, e por aí vai… Realmente, excelente!

Acho que quando terminei de editar meus livros lá já era por volta de 01:00 da manhã, haha. Mas valeu a pena! Só me resta tirar um tempinho pra organizar as capas corretas das edições que tenho, fazer as avaliações, etc. Alguns programas que ouvi falar muito bem para Windows são os seguintes: PHL e MiniBiblio. (Não tive como testar, ok? Então não briguem comigo!).

Editado: Existe também o aplicativo do Bookpedia para iPad, iPhone ou iPod Touch, o Pocketpedia3. Testei e também é excelente! Achei super prático pra consultar nossas Wish Lists quando estivermos passeando por uma Saraiva, Logos ou Fnac da vida, ou quando um amigo nos pede por uma dica do que queremos de presente, hehe. 

Para não perder as novidades do Nuvem Literária é só curtir a nossa fanpage no facebook e acompanhar todas as postagens!

♡ Facebook | Instagram ♡

já viu os relacionados?

Deixe seu comentário

Comente com o WordPress

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Bárbara Sathler outubro 2, 2013

    Nossa quantos livros! Que sonho hehe Amei as dicas de como organizar a prateleira e os apps, não sabia deles. Fiquei interessada no Bookpedia mas nunca paguei por um app. Legal dele que a grade de livros com as resenhas parece o Itunes com os álbuns hehe

    Vem conhecer o Just Babis (:

    • Juliana outubro 2, 2013

      Oi Bárbara! Então, eu também nunca paguei mais que $0,99 em um app mas não resisti a esse, resmunguei um pouquinho, testei outros mais baratinhos e por fim acabei comprando ele mesmo! Hahaha. Quando a gente gosta não tem jeito né? E realmente a interface lembra um pouquinho o iTunes hehe. Beijos <3

  • Meios Dias Gastos setembro 26, 2013

    Que legaaaal essa biblioteca virtual, a interface é bem simples e clara.. gostei de como vc pode organizar os livros emprestados, isso é bom para não esquecer.

    Beijinhos!!
    Meios Dias Gastos
    Facebook

    Participe do sorteio colar bicicletinha http://goo.gl/jSE9a5

    • Juliana setembro 29, 2013

      Oi Giovanna! Pois é, estou gostando muito, depois que você cataloga todos eles de uma vez fica mais fácil só ir adicionando os novos, hihi. Obrigada pela visita! <3

  • caline setembro 26, 2013

    Estou com esse mesmo problema. Meus livros não cabem mais nas prateleiras da estante e uma segunda estante não cabe no meu quarto, ou seja, a situação está difícil. Já organizei uma parte doa livros empilhados mas não gosto.
    Quanto aos programas para catalogar, são interessantes mas se eu já tenho preguiça de atualiza o skoob imagine cadastrar todos os meus livros. A preguiça é maior. Ainda assim as dicas são excelentes.

    Beijos
    Caline – Mundo de Papel

    • Juliana setembro 29, 2013

      Caline, realmente a organização dos nossos livros dá um trabalhinho né? Também tenho preguiça de atualizar o skoob e o goodreads, mas pra catalogar o trabalho maior mesmo você só tem uma vez, depois melhora rs. Obrigada pela visita! 🙂

  • Raquel Moritz setembro 18, 2013

    Hey, achei esse teu post super legal. São ótimas dicas e ajuda quem quer se organizar com a livraria particular, aehuahe. Bom, eu não tenho uma estante, o que é triste, mas tento deixar os livros lado a lado e não em cima um do outro. E meu catálogo oficial é no Skoob. ♥

    Beijo!

    • Juliana setembro 18, 2013

      Raquel, eu também não tenho uma estante por assim dizer, tenho 4 nichos juntos que formam uma “prateleira” mesmo. Pois é, estou guardando eles na horizontal – muito infelizmente – porque não tenho mais lugar pra colocá-los, e como vou casar ano que vem, vou esperar mudar pra minha casinha nova, pra ter um espaço maior e mais bonito pra eles <3 haha
      Também uso skoob, me passa o seu pra eu te adicionar lá. 🙂